O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola do ensino médio da rede pública de João Pessoa (PB), o tradicional Liceu Paraibano, e teve como objetivo dinamizar o ensino sobre a diversidade e ecologia do plâncton marinho através da utilização de um recurso audiovisual. O tema foi escolhido pela dificuldade relacionada à abordagem em sala de aula de um grupo de organismos praticamente invisíveis, mas que prestam serviços ecológicos importantes para a biosfera e que estão ameaçados pela degradação dos ambientes aquáticos. Nesse contexto, os recursos audiovisuais podem se mostrar como uma ferramenta que auxilia na exploração dos aspectos relacionados à diversidade e conservação do plâncton marinho. Os resultados obtidos com 89 respondentes revelaram que os estudantes da terceira série do ensino médio que participaram da pesquisa pouco ou nada conheciam sobre a diversidade e ecologia do fito e zooplâncton. Os resultados também mostraram que a utilização de vídeos não é uma prática pedagógica comum em sala de aula, mas que seu uso é objeto de interesse por parte dos alunos. Frente aos resultados alcançados, evidencia-se que a inserção de recursos audiovisuais nas práticas educativas é de extrema importância e valor, uma vez que tais recursos se configuram como ferramentas que ajudam a superar as dificuldades que cercam os processos de ensino-aprendizagem.