Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE DA IDENTIDADE DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DOCENTE.

Palavra-chaves: PROFISSÃO DOCENTE, PERCURSO, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35791
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1280
    "inscrito_id" => 617
    "titulo" => "ANALISE DA IDENTIDADE DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DOCENTE."
    "resumo" => "Todo professor tem algum discurso em relação ao seu percurso docente, que de acordo com suas experiências vividas em seu âmbito educacional, formação inicial ou continuada acaba construindo sua própria identidade profissional, a maioria dos educadores estão em processo dessa caminhada e em busca da tão esperada identidade. No intuito dessa perspectiva e a partir dos estudos da disciplina de profissão docente, o presente artigo tem como busca compreender por meio de uma discussão e reflexão o processo de formação da identidade do professor, relacionando a sua história de vida, formação e exercício docente. O percurso metodológico versa na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e respalda-se em autores que discutem a temática. A pesquisa empírica ocorreu com uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Serra do Mel, interior do Rio Grande do Norte. O dado coletado adquirido para se chegar ao objetivo do artigo foi por meio de um questionário semiestruturado, realizado em março do ano de 2016. O processo de construção de um professor é complexo e tecido por múltiplas relações, sejam elas pessoais e profissionais. A entrevistada relata que ainda se encontra em tal processo, que todos os dias descobre novas experiências, desafios e possibilidades para a melhora da sua profissão e conseqüentemente do ensino educacional que se encontra infelizmente em estado de decadência. Relata ainda que a identidade docente é um processo árduo, mais com perseverança e determinação supera os desafios tornando-a dia a após dia mais apaixonada pela docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFISSÃO DOCENTE, PERCURSO, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID617_10092017010200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA CRISTINA NOGUEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "raissangr36@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35791
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1280
    "inscrito_id" => 617
    "titulo" => "ANALISE DA IDENTIDADE DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DOCENTE."
    "resumo" => "Todo professor tem algum discurso em relação ao seu percurso docente, que de acordo com suas experiências vividas em seu âmbito educacional, formação inicial ou continuada acaba construindo sua própria identidade profissional, a maioria dos educadores estão em processo dessa caminhada e em busca da tão esperada identidade. No intuito dessa perspectiva e a partir dos estudos da disciplina de profissão docente, o presente artigo tem como busca compreender por meio de uma discussão e reflexão o processo de formação da identidade do professor, relacionando a sua história de vida, formação e exercício docente. O percurso metodológico versa na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e respalda-se em autores que discutem a temática. A pesquisa empírica ocorreu com uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Serra do Mel, interior do Rio Grande do Norte. O dado coletado adquirido para se chegar ao objetivo do artigo foi por meio de um questionário semiestruturado, realizado em março do ano de 2016. O processo de construção de um professor é complexo e tecido por múltiplas relações, sejam elas pessoais e profissionais. A entrevistada relata que ainda se encontra em tal processo, que todos os dias descobre novas experiências, desafios e possibilidades para a melhora da sua profissão e conseqüentemente do ensino educacional que se encontra infelizmente em estado de decadência. Relata ainda que a identidade docente é um processo árduo, mais com perseverança e determinação supera os desafios tornando-a dia a após dia mais apaixonada pela docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFISSÃO DOCENTE, PERCURSO, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID617_10092017010200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA CRISTINA NOGUEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "raissangr36@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Todo professor tem algum discurso em relação ao seu percurso docente, que de acordo com suas experiências vividas em seu âmbito educacional, formação inicial ou continuada acaba construindo sua própria identidade profissional, a maioria dos educadores estão em processo dessa caminhada e em busca da tão esperada identidade. No intuito dessa perspectiva e a partir dos estudos da disciplina de profissão docente, o presente artigo tem como busca compreender por meio de uma discussão e reflexão o processo de formação da identidade do professor, relacionando a sua história de vida, formação e exercício docente. O percurso metodológico versa na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e respalda-se em autores que discutem a temática. A pesquisa empírica ocorreu com uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Serra do Mel, interior do Rio Grande do Norte. O dado coletado adquirido para se chegar ao objetivo do artigo foi por meio de um questionário semiestruturado, realizado em março do ano de 2016. O processo de construção de um professor é complexo e tecido por múltiplas relações, sejam elas pessoais e profissionais. A entrevistada relata que ainda se encontra em tal processo, que todos os dias descobre novas experiências, desafios e possibilidades para a melhora da sua profissão e conseqüentemente do ensino educacional que se encontra infelizmente em estado de decadência. Relata ainda que a identidade docente é um processo árduo, mais com perseverança e determinação supera os desafios tornando-a dia a após dia mais apaixonada pela docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.