Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 4ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O AUXÍLIO DAS EQUAÇÕES ILUSTRADAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EQUAÇÕES ILUSTRADAS, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37698
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1250
    "inscrito_id" => 2666
    "titulo" => "O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 4ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O AUXÍLIO DAS EQUAÇÕES ILUSTRADAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado com alunos pertencentes a 4ª fase fundamental da Educação de Jovens e Adultos- EJA, trazendo como sensibilização para este conteúdo, as “equações ilustradas”, de forma que os alunos puderam resolvê-las, sem que ainda tivesse sido feita a correlação com o conteúdo. O conteúdo de sistema de equações foi abordado no início do 3º bimestre do ano letivo de 2017. Sobre isto, esse trabalho, teve por objetivo geral apresentar aos alunos da 4ª fase fundamental da educação de jovens e adultos, uma aprendizagem significativa do conteúdo de sistemas de equações por meio de “equações ilustradas”. Desse modo, nos detemos nos estudos de Durante (1998), Haddad (2007), e Silva (2006) no qual sugerem melhorias para o ensino na educação de jovens e adultos, assim como estratégias que possam atrair cada vez mais este público. Para isso, utilizamos como metodologia, a busca pela participação e interação dos alunos em sala, nas resoluções das atividades propostas com as “equações ilustradas”. A construção da aula dinamizada, deu-se devido as experiências que os autores do texto já haviam tipo enquanto professores de matemática dessa modalidade de ensino em anos anteriores, onde percebeu-se que os alunos associam e compreendem melhor os conteúdos matemáticos, se estes estiverem inseridos em seu cotidiano. A duração foi de 4 horas aulas, sendo estas distribuídas em dois dias alternados no turno noturno, sendo esta vivenciada na própria sala de aula dos estudantes, uma vez que existe apenas uma turma desta fase. Os resultados indicaram que nossos objetivos de alcançados. Além disso, foi perceptível que os alunos se sentiram entusiasmados com a proposta de trabalhar um conteúdo de matemática envolvendo figuras, ou seja, equações por meio de ilustrações. Portanto, verificamos que não houve obstáculos de conhecimentos nesse estudo e que a proposta foi relevante, pois os alunos foram receptivos com a proposta trabalhada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EQUAÇÕES ILUSTRADAS, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2666_09092017214018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEREZA JUSTINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.mtj@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS (FADIMAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37698
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1250
    "inscrito_id" => 2666
    "titulo" => "O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 4ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O AUXÍLIO DAS EQUAÇÕES ILUSTRADAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado com alunos pertencentes a 4ª fase fundamental da Educação de Jovens e Adultos- EJA, trazendo como sensibilização para este conteúdo, as “equações ilustradas”, de forma que os alunos puderam resolvê-las, sem que ainda tivesse sido feita a correlação com o conteúdo. O conteúdo de sistema de equações foi abordado no início do 3º bimestre do ano letivo de 2017. Sobre isto, esse trabalho, teve por objetivo geral apresentar aos alunos da 4ª fase fundamental da educação de jovens e adultos, uma aprendizagem significativa do conteúdo de sistemas de equações por meio de “equações ilustradas”. Desse modo, nos detemos nos estudos de Durante (1998), Haddad (2007), e Silva (2006) no qual sugerem melhorias para o ensino na educação de jovens e adultos, assim como estratégias que possam atrair cada vez mais este público. Para isso, utilizamos como metodologia, a busca pela participação e interação dos alunos em sala, nas resoluções das atividades propostas com as “equações ilustradas”. A construção da aula dinamizada, deu-se devido as experiências que os autores do texto já haviam tipo enquanto professores de matemática dessa modalidade de ensino em anos anteriores, onde percebeu-se que os alunos associam e compreendem melhor os conteúdos matemáticos, se estes estiverem inseridos em seu cotidiano. A duração foi de 4 horas aulas, sendo estas distribuídas em dois dias alternados no turno noturno, sendo esta vivenciada na própria sala de aula dos estudantes, uma vez que existe apenas uma turma desta fase. Os resultados indicaram que nossos objetivos de alcançados. Além disso, foi perceptível que os alunos se sentiram entusiasmados com a proposta de trabalhar um conteúdo de matemática envolvendo figuras, ou seja, equações por meio de ilustrações. Portanto, verificamos que não houve obstáculos de conhecimentos nesse estudo e que a proposta foi relevante, pois os alunos foram receptivos com a proposta trabalhada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EQUAÇÕES ILUSTRADAS, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2666_09092017214018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TEREZA JUSTINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.mtj@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS (FADIMAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado com alunos pertencentes a 4ª fase fundamental da Educação de Jovens e Adultos- EJA, trazendo como sensibilização para este conteúdo, as “equações ilustradas”, de forma que os alunos puderam resolvê-las, sem que ainda tivesse sido feita a correlação com o conteúdo. O conteúdo de sistema de equações foi abordado no início do 3º bimestre do ano letivo de 2017. Sobre isto, esse trabalho, teve por objetivo geral apresentar aos alunos da 4ª fase fundamental da educação de jovens e adultos, uma aprendizagem significativa do conteúdo de sistemas de equações por meio de “equações ilustradas”. Desse modo, nos detemos nos estudos de Durante (1998), Haddad (2007), e Silva (2006) no qual sugerem melhorias para o ensino na educação de jovens e adultos, assim como estratégias que possam atrair cada vez mais este público. Para isso, utilizamos como metodologia, a busca pela participação e interação dos alunos em sala, nas resoluções das atividades propostas com as “equações ilustradas”. A construção da aula dinamizada, deu-se devido as experiências que os autores do texto já haviam tipo enquanto professores de matemática dessa modalidade de ensino em anos anteriores, onde percebeu-se que os alunos associam e compreendem melhor os conteúdos matemáticos, se estes estiverem inseridos em seu cotidiano. A duração foi de 4 horas aulas, sendo estas distribuídas em dois dias alternados no turno noturno, sendo esta vivenciada na própria sala de aula dos estudantes, uma vez que existe apenas uma turma desta fase. Os resultados indicaram que nossos objetivos de alcançados. Além disso, foi perceptível que os alunos se sentiram entusiasmados com a proposta de trabalhar um conteúdo de matemática envolvendo figuras, ou seja, equações por meio de ilustrações. Portanto, verificamos que não houve obstáculos de conhecimentos nesse estudo e que a proposta foi relevante, pois os alunos foram receptivos com a proposta trabalhada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.