O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado com alunos pertencentes a 4ª fase fundamental da Educação de Jovens e Adultos- EJA, trazendo como sensibilização para este conteúdo, as “equações ilustradas”, de forma que os alunos puderam resolvê-las, sem que ainda tivesse sido feita a correlação com o conteúdo. O conteúdo de sistema de equações foi abordado no início do 3º bimestre do ano letivo de 2017. Sobre isto, esse trabalho, teve por objetivo geral apresentar aos alunos da 4ª fase fundamental da educação de jovens e adultos, uma aprendizagem significativa do conteúdo de sistemas de equações por meio de “equações ilustradas”. Desse modo, nos detemos nos estudos de Durante (1998), Haddad (2007), e Silva (2006) no qual sugerem melhorias para o ensino na educação de jovens e adultos, assim como estratégias que possam atrair cada vez mais este público. Para isso, utilizamos como metodologia, a busca pela participação e interação dos alunos em sala, nas resoluções das atividades propostas com as “equações ilustradas”. A construção da aula dinamizada, deu-se devido as experiências que os autores do texto já haviam tipo enquanto professores de matemática dessa modalidade de ensino em anos anteriores, onde percebeu-se que os alunos associam e compreendem melhor os conteúdos matemáticos, se estes estiverem inseridos em seu cotidiano. A duração foi de 4 horas aulas, sendo estas distribuídas em dois dias alternados no turno noturno, sendo esta vivenciada na própria sala de aula dos estudantes, uma vez que existe apenas uma turma desta fase. Os resultados indicaram que nossos objetivos de alcançados. Além disso, foi perceptível que os alunos se sentiram entusiasmados com a proposta de trabalhar um conteúdo de matemática envolvendo figuras, ou seja, equações por meio de ilustrações. Portanto, verificamos que não houve obstáculos de conhecimentos nesse estudo e que a proposta foi relevante, pois os alunos foram receptivos com a proposta trabalhada.