A aprendizagem móvel é um tema de estudo da Educação que tem se destacado nas publicações sobre Educação e Tecnologias nos últimos anos. Sua abordagem por meio de ações de ensino, pesquisa ou extensão em cursos de formação de professores no ensino superior mostrou-se relevante por considerar a ocorrência de conflitos e discussões no ambiente escolar, relacionados com a posse e o uso de dispositivos móveis por professores e estudantes. Assim, este artigo apresenta a proposta e os resultados de um projeto de extensão universitária que teve por objetivo promover a formação acadêmica de estudantes de graduação em Pedagogia e outras licenciaturas, a partir de estudos e de experimentos sobre aplicações de dispositivos móveis na Educação. O curso organizado e ofertado pela equipe do projeto foi desenvolvido em quatro etapas, executadas em 80 horas de estudos presenciais e a distância, ao longo de 19 semanas, com a participação de 60 inscritos. A equipe executora foi composta por quatro docentes do ensino superior e quatro estudantes de graduação. O referencial teórico que subsidiou a formação no curso foi constituído por publicações científicas em língua portuguesa, buscando oferecer aos participantes uma compreensão inicial sobre os conceitos de aprendizagem móvel e dispositivos móveis, os aplicativos educacionais para dispositivos móveis e as abordagens pedagógicas e os modelos didáticos disponíveis para aplicação em processos de aprendizagem móvel. Como principais resultados destacam-se a conclusão do curso ofertado por 18 participantes, a produção e publicação de conhecimento especializado sobre o tema e o desenvolvimento de competências para seleção e análise de teorias, métodos e aplicativos para a orientação de práticas educativas para a aprendizagem móvel.