A formação educativa do professorado no campo dos estudos étnico-raciais, na perspectiva afro-indígena, possibilita a inclusão escolar e o debate a partir destas culturas e de seus saberes. Este trabalho é resultado de ações desenvolvidas junto à Rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB, através da coordenação do Projeto Descobridores de Histórias, Brincando e Aprendendo com as Leis n.10.639./2003 e 11.645/2008, que atua como apoio técnico-pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande-PB. Este estudo tem como proposta fomentar o debate sobre ações que viabilizem de forma efetiva a implementação da temática racial fundamentada na educação para as relações étnico-raciais. As ações afirmativas no Brasil propiciam a valorização das culturas que historicamente foram negadas na sociedade brasileira. O propósito deste trabalho é apresentar ações que têm sido desenvolvidas desde 2015 através do projeto de leitura que aborda os povos indígenas e afro-brasileiros, que tem sido vivenciado nas unidades de ensino do município supracitado. Como método, utilizaremos o relato de experiência de vivência.Para tanto, pautar-nos-emos em Maia (2007), Munanga (2008), Pimenta e Ghedin (2012). Observamos que o trabalho com a literatura infanto-juvenil tem sido de grande importância para a positivação da identidade cultural das matrizes africanas e indígenas, uma vez que traz para alunos da educação básica, de forma lúdica.Temas que normalmente não são tratados no espaço familiar, como racismo, preconceito, diversidade religiosa, ao serem discutidos na escola através da prática pedagógica docente, contribuem para o aprendizado cultural sobre a temática em tela, favorecendo a interface de saberes entre a teoria e a prática.