Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o Projeto de Extensão “Leitura: entre práticas e a construção de novos saberes”, vinculado ao Programa de Bolsa de Extensão – PROBEX 2015, realizado em parceria com a Associação Educativa Livro em Roda – AELER, em uma escola municipal de Mamanguape – PB. O projeto teve como propósito incentivar o hábito da leitura em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, para isso, os extensionistas integrantes do projeto realizavam leituras, rodas de conversa e empréstimos de livros da literatura infantil e juvenil, disponibilizados pela AELER. Por entendermos que a leitura de textos literários constitui uns dos requisitos fundamentais para a formação do leitor, na medida em que relatamos a experiência vivenciada, propomos uma discussão a respeito da significância de incluir, cada vez mais, a leitura de textos literários nas séries iniciais, pois é preciso considerar que, inegavelmente, a literatura se relaciona com o universo infantil. Ao longo do trabalho, a partir dos estudos de Michel de Certeau (1994), Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, abordaremos como a literatura pode interferir de forma expressiva no processo de letramento de um indivíduo, e o papel do professor, na mediação entre a obra literária e o aluno, é o de incentivar o hábito e o prazer pela leitura, ao fazer a seleção adequada dos livros, de acordo com a faixa etária e características específicas de cada turma, bem como o de apresentar as histórias de forma lúdica e dinâmica. No projeto em questão, coube às coordenadoras e às alunas integrantes do projeto o papel de fazer tal seleção e, especificamente, às referidas alunas fazer a mediação da leitura do texto literário em sala de aula. Os resultados da execução do projeto revelaram que é possível despertar o interesse pela leitura na fase da infância e contribuir para a apropriação da literatura de forma prazerosa e lúdica.