Um dos grandes marcos do século XXI sem sombra de dúvidas é a tecnologia, historicamente o homem a tempos vem buscando apropriar-se e avançar em tal recurso, por exemplo, dez de março de mil oitocentos e setenta e seis foi feita a primeira transmissão elétrica completa do recém aparelho inventado, o telefone. Tudo isto prova que avanços e melhorias tecnológicas tem se concretizado ao longo dos anos. Entretanto o século XXI é o da era digital, como bem é conhecido e titulado; é claro que, a tecnologia tem-se inserido em diversos meios, fazendo parte da vida em sociedade e do cotidiano dos indivíduos, e nisto tem-se chegado ao ambiente educacional, o que tem gerado diversas discussões e opiniões. Usar ou não a tecnologia dentro de sala de aula? E quais os principais desafios que persistem em tal uso? Como a tecnologia pode contribuir para a chamada aprendizagem significativa? . Questionamentos como esses sondam diversos educadores e gestores escolares, visto que alguns não observam ou não encaram a tecnologia como algo contribuinte para à educação. Muitos educadores ainda encaram e tem a visão de uma educação mecanizada, negligenciando ou esquecendo que o conhecimento deve ser construindo; todavia alguns profissionais por serem mais velhos, por não terem o conhecimento de recursos tecnológicos ou por terem receio de mudar sua prática, acabam assim não apropriando-se de recursos que poderiam auxiliar e dinamizar sua aula, ajudando assim em uma melhor construção de saber. O presente artigo, buscara mostrar quais os benefícios que recursos tecnológicos podem trazer dentro do ambiente educacional (recursos como: Datashow, filmes, animações, internet), mostrara que o educador deve ver a tecnologia como aliada, vendo assim a importância de apropriar-se de tal conhecimento, além de mostrar que a escola terá papel fundamental em favorecer os docentes espaço e capacidade de inovação, visto que o desejo de todos é uma melhor qualidade educacional. Tal artigo, trata-se de uma revisão bibliográfica que buscara nortear os benefícios que a tecnologia pode trazer ao ambiente educacional.