A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência assegura em seu Art. 27 que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. Contudo, nota-se que o universo escolar dos deficientes cognitivos torna-se limitado não só porque apresentam um déficit mental quando comparado com os outros alunos, mas sim por ser escasso o desenvolvimento de materiais e atividades destinadas aos mesmos. Sabe-se que, a disciplina de química é de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos que ocorrem no dia-a-dia e esses podem ser representados de forma prática através de experimentos simples e acessíveis. Os alunos com deficiência intelectual costumam apresentar dificuldades para resolver problemas e entender conteúdos abstratos e por isso necessitam de atividades específicas para obter uma melhor compreensão dos conteúdos. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de atividades práticas no universo escolar dos deficientes intelectuais. Nesse sentido, foram trabalhados experimentos acessíveis e adaptados para auxiliar no entendimento do conteúdo de propriedades coligativas e diagrama de fases, visto que são essenciais para o entendimento de fenômenos que ocorrem no cotidiano do próprio aluno. Para a obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário como intuito de avaliar a aprendizagem do aluno. Conclui-se que, as atividades práticas representam uma grande alternativa para a compreensão dos conteúdos da disciplina de química quando trabalhadas em conjunto com o professor. Outrossim, alerta-se para o fato do despreparo de alguns profissionais para lidar com alunos com deficiência intelectual, assim como a escassez de trabalhos que abordem essa temática.