O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais percepções que estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (modalidade presencial) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) possuem em relação às contribuições do estágio supervisionado em Ciências e Biologia em sua formação como professores. A pesquisa é de cunho qualitativo e discute dados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, cujo o instrumento utilizado para a coleta dos dados preliminares foi um questionário com questões abertas, elaborado exclusivamente para este estudo. Participaram da pesquisa nove acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMS, sendo que, no momento da investigação, quatro acadêmicos estavam no 5º semestre e seis acadêmicos estavam no 7º semestre. Todos os participantes estavam desenvolvendo os estágios supervisionados em Ciências e Biologia. As análises das respostas foram efetuadas conforme a Análise de Conteúdo mediante o estabelecimento de categorias de análise. Na investigação das percepções sobre o estágio supervisionado, verificamos que as respostas foram positivas, uma vez que os licenciandos compreendem a importância do estágio em sua formação. A maioria destacou o estágio como possibilidade de vivenciar a realidade escolar. Alguns acadêmicos apontaram que o estágio também contribui na decisão da escolha da profissão, apesar das limitações relativas à prática docente. Por sua vez, apenas um acadêmico relatou que o estágio oportuniza momentos de relacionamento entre orientador e estagiário. Os resultados apresentados mostram que as percepções dos licenciandos a respeito do estágio diferem da concepção reducionista e simplista do estágio, visto como o momento prático do curso. Conforme descrito na literatura, é necessário romper com essa perspectiva, pois o estágio é uma etapa privilegiada na formação do professor, pois propicia uma reflexão crítica desta profissão.