ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DO DOCENTE EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36882 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2889 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DO DOCENTE EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB." "resumo" => "Evidencia-se a necessidade de um olhar mais atento as práticas pedagógicas que estão sendo utilizadas para se trabalhar os conteúdos de Biologia, uma vez que esse conhecimento contribui para o desenvolvimento social do aluno. Nessa perspectiva, o estudo proposto tem como objetivo investigativo as estratégias metodológicas que estão sendo utilizadas para se trabalhar os conteúdos de Biologia no Ensino Médio e os obstáculos encontrados pela educadora para o desenvolvimento de aulas diversificadas, além de enfatizar a importância da formação inicial e continuada e apontar alternativas para o enfrentamento das problemáticas relacionadas ao tema. O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. A pesquisa, conduzida durante o curso de um dos estágios supervisionados, é do tipo aplicada e de caráter qualitativo, tendo a coleta de dados sido feita por meio de investigações observacionais durante as aulas de Biologia e aplicação de questionário respondido pela professora responsável por esse componente curricular. Os resultados apontam que a docente está satisfeita com sua prática docente; contudo, a falta de recursos tecnológicos na escola acaba dificultando o planejamento de aulas diferenciadas. No entanto, apesar da limitação e/ou mesmo falta de recursos didáticos, os professores, como concluído, devem traçar e executar estratégias alternativas para serem trabalhados os conteúdos de Biologia na escola, como aulas de campo, vídeos, jogos didáticos, conforme indica a docente entrevistada. A utilização de novos métodos e técnicas é vista como o ponto de partida para o novo ensino que trabalha com os mesmos conteúdos, porém de forma mais didática e inovadora. Para que se tenha uma escola centrada na aprendizagem é necessário que os docentes mudem suas práticas pedagógicas, deixando de lado o ensino tradicional e buscando métodos variados que vão além do quadro, pincel e livro didático. Além do mais, é indispensável que o docente apresente uma boa relação de afetividade com seus alunos, estabelecendo uma ligação de confiança entre alunos e professores, o que é relevante para o aprendizado se tornar mais eficiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID278_26092017113246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA" "autor_email" => "danibiologia20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36882 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2889 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DO DOCENTE EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB." "resumo" => "Evidencia-se a necessidade de um olhar mais atento as práticas pedagógicas que estão sendo utilizadas para se trabalhar os conteúdos de Biologia, uma vez que esse conhecimento contribui para o desenvolvimento social do aluno. Nessa perspectiva, o estudo proposto tem como objetivo investigativo as estratégias metodológicas que estão sendo utilizadas para se trabalhar os conteúdos de Biologia no Ensino Médio e os obstáculos encontrados pela educadora para o desenvolvimento de aulas diversificadas, além de enfatizar a importância da formação inicial e continuada e apontar alternativas para o enfrentamento das problemáticas relacionadas ao tema. O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. A pesquisa, conduzida durante o curso de um dos estágios supervisionados, é do tipo aplicada e de caráter qualitativo, tendo a coleta de dados sido feita por meio de investigações observacionais durante as aulas de Biologia e aplicação de questionário respondido pela professora responsável por esse componente curricular. Os resultados apontam que a docente está satisfeita com sua prática docente; contudo, a falta de recursos tecnológicos na escola acaba dificultando o planejamento de aulas diferenciadas. No entanto, apesar da limitação e/ou mesmo falta de recursos didáticos, os professores, como concluído, devem traçar e executar estratégias alternativas para serem trabalhados os conteúdos de Biologia na escola, como aulas de campo, vídeos, jogos didáticos, conforme indica a docente entrevistada. A utilização de novos métodos e técnicas é vista como o ponto de partida para o novo ensino que trabalha com os mesmos conteúdos, porém de forma mais didática e inovadora. Para que se tenha uma escola centrada na aprendizagem é necessário que os docentes mudem suas práticas pedagógicas, deixando de lado o ensino tradicional e buscando métodos variados que vão além do quadro, pincel e livro didático. Além do mais, é indispensável que o docente apresente uma boa relação de afetividade com seus alunos, estabelecendo uma ligação de confiança entre alunos e professores, o que é relevante para o aprendizado se tornar mais eficiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID278_26092017113246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA" "autor_email" => "danibiologia20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }