Evidencia-se a necessidade de um olhar mais atento as práticas pedagógicas que estão sendo utilizadas para se trabalhar os conteúdos de Biologia, uma vez que esse conhecimento contribui para o desenvolvimento social do aluno. Nessa perspectiva, o estudo proposto tem como objetivo investigativo as estratégias metodológicas que estão sendo utilizadas para se trabalhar os conteúdos de Biologia no Ensino Médio e os obstáculos encontrados pela educadora para o desenvolvimento de aulas diversificadas, além de enfatizar a importância da formação inicial e continuada e apontar alternativas para o enfrentamento das problemáticas relacionadas ao tema. O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. A pesquisa, conduzida durante o curso de um dos estágios supervisionados, é do tipo aplicada e de caráter qualitativo, tendo a coleta de dados sido feita por meio de investigações observacionais durante as aulas de Biologia e aplicação de questionário respondido pela professora responsável por esse componente curricular. Os resultados apontam que a docente está satisfeita com sua prática docente; contudo, a falta de recursos tecnológicos na escola acaba dificultando o planejamento de aulas diferenciadas. No entanto, apesar da limitação e/ou mesmo falta de recursos didáticos, os professores, como concluído, devem traçar e executar estratégias alternativas para serem trabalhados os conteúdos de Biologia na escola, como aulas de campo, vídeos, jogos didáticos, conforme indica a docente entrevistada. A utilização de novos métodos e técnicas é vista como o ponto de partida para o novo ensino que trabalha com os mesmos conteúdos, porém de forma mais didática e inovadora. Para que se tenha uma escola centrada na aprendizagem é necessário que os docentes mudem suas práticas pedagógicas, deixando de lado o ensino tradicional e buscando métodos variados que vão além do quadro, pincel e livro didático. Além do mais, é indispensável que o docente apresente uma boa relação de afetividade com seus alunos, estabelecendo uma ligação de confiança entre alunos e professores, o que é relevante para o aprendizado se tornar mais eficiente.