Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS LEITORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37608
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1953
    "inscrito_id" => 7717
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS LEITORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar o hábito de leitura dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a influência da vida acadêmica nessa prática. Nós entendemos a alfabetização como um complexo processo de aquisição da leitura e escrita que servirá de base e mediação para o aprendizado dos estudantes desde seus primeiros anos escolares até o fim de suas vidas e, portanto, responsável direta pelos problemas de maus hábitos de leitura dos estudantes universitários. Um aluno que foi adequadamente alfabetizado e se tornou um adulto leitor terá um vocabulário vasto, conhecimento sobre os possíveis assuntos que precisarão ser abordados mais profundamente durante o curso, prática em se organizar e separar tempo apara ler, além de ter a leitura como parte da sua rotina, todas essas qualidades farão do estudante uma pessoa mais preparada para lidar com a quantidade de textos que vai encontrar ao ingressar na faculdade. Para atingir o objetivo deste artigo, aplicamos questionários com perguntas abertas e fechadas, para alunos de diversos períodos, mas focalizando em três momentos específicos da formação acadêmica (o primeiro período, alunos do meio do curso entre o quarto e quinto período e alunos que estão em seu último período) para assim podermos ver se existe algum desenvolvimento do hábito de leitura. Os resultados mostraram que apesar dos alunos do início do curso lerem menos do os que estão há mais tempo, não existe uma grande diferença entre o que estão no meio do curso e os que estão terminando a graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7717_11092017153126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAUAM MARQUES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TAUAM MARQUES"
    "autor_email" => "tauam.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37608
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1953
    "inscrito_id" => 7717
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS LEITORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar o hábito de leitura dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a influência da vida acadêmica nessa prática. Nós entendemos a alfabetização como um complexo processo de aquisição da leitura e escrita que servirá de base e mediação para o aprendizado dos estudantes desde seus primeiros anos escolares até o fim de suas vidas e, portanto, responsável direta pelos problemas de maus hábitos de leitura dos estudantes universitários. Um aluno que foi adequadamente alfabetizado e se tornou um adulto leitor terá um vocabulário vasto, conhecimento sobre os possíveis assuntos que precisarão ser abordados mais profundamente durante o curso, prática em se organizar e separar tempo apara ler, além de ter a leitura como parte da sua rotina, todas essas qualidades farão do estudante uma pessoa mais preparada para lidar com a quantidade de textos que vai encontrar ao ingressar na faculdade. Para atingir o objetivo deste artigo, aplicamos questionários com perguntas abertas e fechadas, para alunos de diversos períodos, mas focalizando em três momentos específicos da formação acadêmica (o primeiro período, alunos do meio do curso entre o quarto e quinto período e alunos que estão em seu último período) para assim podermos ver se existe algum desenvolvimento do hábito de leitura. Os resultados mostraram que apesar dos alunos do início do curso lerem menos do os que estão há mais tempo, não existe uma grande diferença entre o que estão no meio do curso e os que estão terminando a graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7717_11092017153126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAUAM MARQUES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TAUAM MARQUES"
    "autor_email" => "tauam.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o hábito de leitura dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a influência da vida acadêmica nessa prática. Nós entendemos a alfabetização como um complexo processo de aquisição da leitura e escrita que servirá de base e mediação para o aprendizado dos estudantes desde seus primeiros anos escolares até o fim de suas vidas e, portanto, responsável direta pelos problemas de maus hábitos de leitura dos estudantes universitários. Um aluno que foi adequadamente alfabetizado e se tornou um adulto leitor terá um vocabulário vasto, conhecimento sobre os possíveis assuntos que precisarão ser abordados mais profundamente durante o curso, prática em se organizar e separar tempo apara ler, além de ter a leitura como parte da sua rotina, todas essas qualidades farão do estudante uma pessoa mais preparada para lidar com a quantidade de textos que vai encontrar ao ingressar na faculdade. Para atingir o objetivo deste artigo, aplicamos questionários com perguntas abertas e fechadas, para alunos de diversos períodos, mas focalizando em três momentos específicos da formação acadêmica (o primeiro período, alunos do meio do curso entre o quarto e quinto período e alunos que estão em seu último período) para assim podermos ver se existe algum desenvolvimento do hábito de leitura. Os resultados mostraram que apesar dos alunos do início do curso lerem menos do os que estão há mais tempo, não existe uma grande diferença entre o que estão no meio do curso e os que estão terminando a graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.