Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO O CÉREBRO APRENDE: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA PROFESSORES

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DOCECÊNCIA, NEUROCIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36172
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4888
    "inscrito_id" => 10153
    "titulo" => "COMO O CÉREBRO APRENDE: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA PROFESSORES"
    "resumo" => "RESUMO: Aprendizagem é uma condição humana passível a todos os indivíduos. Ela ocorre no sistema nervoso central e está diretamente ligada as outras habilidades como emoção, memória, condição biológica. Assim, o processo de aprendizagem é contínuo e crucial para a sobrevivência da humanidade. E entender os conceitos acerca desse processo é de extrema importância para prática docente, uma vez que, o professor é uma das peças fundamentais no processo de aprendizagem escolar de seus alunos. Com base nisso, o objetivo do presente estudo é levantar a importância que a compreensão desses conceitos têm sobre a prática docente, assim como apontar os principais conceitos encontrados da literatura estudada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com vista a contemplar o objetivo supracitado. Foram considerados aqueles estudos que trouxessem os conceitos de aprendizagem, mesmo que esse não fosse o objetivo principal do documento.  Com base nos dados obtidos percebeu-se que há a necessidade de introduzir, com mais eficácia, os ensinos neurocientíficos nas formações pedagógicas, tendo em vista que nas formações são, comumente, estudadas as teorias de aprendizagem, contudo, conceitos fundamentais, como os processos neurobiológicos da aprendizagem, não são inseridos na grade curricular. O que nos faz acreditar que a educação deixa de ganhar inúmeros benefícios, pois os conceitos do processo de aprendizagem poderiam respaldá-los quanto a metodologia de ensino, planejamento e práxis cotidiana no ambiente escolar, inclusive para tonarem o conteúdo adaptado para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DOCECÊNCIA, NEUROCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID10153_17102017131307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA LÚCIO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "CARLA LÚCIO"
    "autor_email" => "carla.lucio.alves@gmail.c"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36172
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4888
    "inscrito_id" => 10153
    "titulo" => "COMO O CÉREBRO APRENDE: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA PROFESSORES"
    "resumo" => "RESUMO: Aprendizagem é uma condição humana passível a todos os indivíduos. Ela ocorre no sistema nervoso central e está diretamente ligada as outras habilidades como emoção, memória, condição biológica. Assim, o processo de aprendizagem é contínuo e crucial para a sobrevivência da humanidade. E entender os conceitos acerca desse processo é de extrema importância para prática docente, uma vez que, o professor é uma das peças fundamentais no processo de aprendizagem escolar de seus alunos. Com base nisso, o objetivo do presente estudo é levantar a importância que a compreensão desses conceitos têm sobre a prática docente, assim como apontar os principais conceitos encontrados da literatura estudada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com vista a contemplar o objetivo supracitado. Foram considerados aqueles estudos que trouxessem os conceitos de aprendizagem, mesmo que esse não fosse o objetivo principal do documento.  Com base nos dados obtidos percebeu-se que há a necessidade de introduzir, com mais eficácia, os ensinos neurocientíficos nas formações pedagógicas, tendo em vista que nas formações são, comumente, estudadas as teorias de aprendizagem, contudo, conceitos fundamentais, como os processos neurobiológicos da aprendizagem, não são inseridos na grade curricular. O que nos faz acreditar que a educação deixa de ganhar inúmeros benefícios, pois os conceitos do processo de aprendizagem poderiam respaldá-los quanto a metodologia de ensino, planejamento e práxis cotidiana no ambiente escolar, inclusive para tonarem o conteúdo adaptado para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DOCECÊNCIA, NEUROCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID10153_17102017131307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA LÚCIO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "CARLA LÚCIO"
    "autor_email" => "carla.lucio.alves@gmail.c"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: Aprendizagem é uma condição humana passível a todos os indivíduos. Ela ocorre no sistema nervoso central e está diretamente ligada as outras habilidades como emoção, memória, condição biológica. Assim, o processo de aprendizagem é contínuo e crucial para a sobrevivência da humanidade. E entender os conceitos acerca desse processo é de extrema importância para prática docente, uma vez que, o professor é uma das peças fundamentais no processo de aprendizagem escolar de seus alunos. Com base nisso, o objetivo do presente estudo é levantar a importância que a compreensão desses conceitos têm sobre a prática docente, assim como apontar os principais conceitos encontrados da literatura estudada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com vista a contemplar o objetivo supracitado. Foram considerados aqueles estudos que trouxessem os conceitos de aprendizagem, mesmo que esse não fosse o objetivo principal do documento. Com base nos dados obtidos percebeu-se que há a necessidade de introduzir, com mais eficácia, os ensinos neurocientíficos nas formações pedagógicas, tendo em vista que nas formações são, comumente, estudadas as teorias de aprendizagem, contudo, conceitos fundamentais, como os processos neurobiológicos da aprendizagem, não são inseridos na grade curricular. O que nos faz acreditar que a educação deixa de ganhar inúmeros benefícios, pois os conceitos do processo de aprendizagem poderiam respaldá-los quanto a metodologia de ensino, planejamento e práxis cotidiana no ambiente escolar, inclusive para tonarem o conteúdo adaptado para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.