O Projeto Pescar é um empreendimento de mais de 40 anos, de origem corporativa com finalidade social, que surgiu com o objetivo de viabilizar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente conta com aproximadamente 90 unidades no Brasil e 15 no exterior, em diversos países, sendo eles: Argentina, Paraguai, Peru e Angola. É um espaço de educação não escolar, caracterizado por processos educativos da sociedade civil, ao redor de ações coletivas do chamado terceiro setor. Destaca-se que o terceiro setor, sendo fruto do pensamento neoliberal, apoia-se na Responsabilidade Social das Empresas, defendendo a ideia de parcerias entre os dois primeiros setores – público e privado tendo como principal representação de suas ações as Organizações Não Governamentais. Sabe-se que estas últimas, na atualidade, firmam parceria com o poder público e a sociedade civil, tendo a responsabilidade de execução das políticas públicas. O objetivo da presente pesquisa é analisar a relação do terceiro setor e dos movimentos sociais no percurso histórico do Projeto Pescar. O estudo, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como Pesquisa Bibliográfica acerca dos movimentos sociais e do terceiro setor; e Pesquisa Documental, com base nos arquivos, registros e publicações disponíveis da Fundação Projeto Pescar. Destaca-se, com a pesquisa, o esforço pela sobrevivência do Projeto Pescar, diante das imposições e determinantes legais durante sua trajetória no Brasil. O estudo demonstrou que o referido projeto, para além da promoção da integração do jovem ao mundo do trabalho, traço característico do terceiro setor, apresenta também espaços de aproximação importantes com os valores e ideais dos movimentos sociais. Conclui-se que, no percurso do Projeto Pescar, os movimentos sociais e o terceiro setor se enredam intercalando conquistas e retrocessos no processo educacional, em prol do desenvolvimento do sujeito e de seu próprio fortalecimento enquanto instituição educativa não escolar.