RESUMO: Este artigo objetiva mostrar como acontece a educação inclusiva na rede regular de ensino e como é feito o trabalho por parte dos profissionais da educação, as leis, os projetos propostos pelo sistema. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, organizado por um processo de metodologia indispensável com base na pesquisa bibliográfica. Serviram como os pontos de referências a ideia dos atores: (OMOTE, 2006), (SILVEIRA, 2006), (MIRANDA, 2008). O pensamento destes situa-se sobre pensar a fundo a contradição entre a função de integração social da escola e seu dever de socializar os indivíduos na liberdade de aprender a ser, crescer em aprendizagem e entendimento da realidade e acima de tudo a prender a aprender. Este estudo é relevante por se trata-se de dados que servirão de apoio para qualquer profissional ou qualquer cidadão em geral interessado pelo assunto. O interesse pela temática parte do pressuposto de que através dessa prática possa-se oferecer oportunidades a todos para compensar as desigualdades existentes e formar “pessoas iguais” de modo a alcançar uma educação de qualidade para todos, centrada no respeito e valorização das diferenças. É preciso diante disso, ver a educação inclusiva de uma forma diferente, percebendo o aluno com necessidades educacionais especiais, como um ser capaz, para que possa conquistar seu próprio espaço, adquirindo conhecimento nos mais variados níveis de aprendizagem, trabalhando e desenvolvendo seu papel na sociedade. Dessa forma a visão que se tem da escola de hoje é de que a mesma considere o educando como centro do processo de ensino aprendizagem em parceria com o professor.