ESCOLA E MUSEU: UMA INTEGRAÇÃO FAVORÁVEL À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE
0 of 0"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 36803 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4155 "inscrito_id" => 10025 "titulo" => "ESCOLA E MUSEU: UMA INTEGRAÇÃO FAVORÁVEL À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento e aborda a busca de complementaridade e de parceria da escola com museus locais, nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Pesqueira –PE. Para tanto, busca investigar a prática pedagógica docente nas aulas de História como também verificar as concepções dos estudantes sobre o patrimônio integrado aos museus locais. O estudo nos referenciais da Educação Histórica e Museus, defendidos por Schmidt e Barca (2009) problematiza a proposição desses elementos nos textos que definem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n° 9394/96, no artigo 1°, e as Diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Este interesse centrará inicialmente na valorização dos Museus do Município, hoje, alargado para o estreitamento com as escolas básicas, talvez pelo fato de se observar o distanciamento das escolas com os mesmos, tendo o indício dessa importância a valorização do Patrimônio local. Logo, a mobilização de educadores, educandos e gestores para integração favorável entre Museu e Escola, visa à inserção social da comunidade, possibilitando aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental oportunidades para atuarem nos museus locais nas mais diversas formas, através das parcerias entre escola e museu, contribuindo para a construção dos saberes históricos e da prática pedagógica através da ampliação das políticas públicas, inclusive as de cultura, de museus e de ensino qualificado com vista na consciência da preservação do patrimônio cultural dos acervos de cada museu e, ainda, a construção das relações identitárias do município de Pesqueira-PE. ◀O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento e aborda a busca de complementaridade e de parceria da escola com museus locais, nos Anos Finais do Ensi ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ESCOLA, MUSEU, PATRIMÔNIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID10025_16102017182045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDYENE OLIVEIRA GALINDO CALUMBY DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "EDYENE OLIVEIRA" "autor_email" => "edyeneoliveira2013@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 36803 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4155 "inscrito_id" => 10025 "titulo" => "ESCOLA E MUSEU: UMA INTEGRAÇÃO FAVORÁVEL À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento e aborda a busca de complementaridade e de parceria da escola com museus locais, nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Pesqueira –PE. Para tanto, busca investigar a prática pedagógica docente nas aulas de História como também verificar as concepções dos estudantes sobre o patrimônio integrado aos museus locais. O estudo nos referenciais da Educação Histórica e Museus, defendidos por Schmidt e Barca (2009) problematiza a proposição desses elementos nos textos que definem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n° 9394/96, no artigo 1°, e as Diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Este interesse centrará inicialmente na valorização dos Museus do Município, hoje, alargado para o estreitamento com as escolas básicas, talvez pelo fato de se observar o distanciamento das escolas com os mesmos, tendo o indício dessa importância a valorização do Patrimônio local. Logo, a mobilização de educadores, educandos e gestores para integração favorável entre Museu e Escola, visa à inserção social da comunidade, possibilitando aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental oportunidades para atuarem nos museus locais nas mais diversas formas, através das parcerias entre escola e museu, contribuindo para a construção dos saberes históricos e da prática pedagógica através da ampliação das políticas públicas, inclusive as de cultura, de museus e de ensino qualificado com vista na consciência da preservação do patrimônio cultural dos acervos de cada museu e, ainda, a construção das relações identitárias do município de Pesqueira-PE. ◀O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento e aborda a busca de complementaridade e de parceria da escola com museus locais, nos Anos Finais do Ensi ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ESCOLA, MUSEU, PATRIMÔNIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID10025_16102017182045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDYENE OLIVEIRA GALINDO CALUMBY DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "EDYENE OLIVEIRA" "autor_email" => "edyeneoliveira2013@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }