O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento e aborda a busca de complementaridade e de parceria da escola com museus locais, nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Pesqueira –PE. Para tanto, busca investigar a prática pedagógica docente nas aulas de História como também verificar as concepções dos estudantes sobre o patrimônio integrado aos museus locais. O estudo nos referenciais da Educação Histórica e Museus, defendidos por Schmidt e Barca (2009) problematiza a proposição desses elementos nos textos que definem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n° 9394/96, no artigo 1°, e as Diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Este interesse centrará inicialmente na valorização dos Museus do Município, hoje, alargado para o estreitamento com as escolas básicas, talvez pelo fato de se observar o distanciamento das escolas com os mesmos, tendo o indício dessa importância a valorização do Patrimônio local. Logo, a mobilização de educadores, educandos e gestores para integração favorável entre Museu e Escola, visa à inserção social da comunidade, possibilitando aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental oportunidades para atuarem nos museus locais nas mais diversas formas, através das parcerias entre escola e museu, contribuindo para a construção dos saberes históricos e da prática pedagógica através da ampliação das políticas públicas, inclusive as de cultura, de museus e de ensino qualificado com vista na consciência da preservação do patrimônio cultural dos acervos de cada museu e, ainda, a construção das relações identitárias do município de Pesqueira-PE.