RESUMO: O multiculturalismo busca no campo educacional a compreensão das diferenças no universo das diversidades culturais existentes no contexto escolar. O presente artigo tem como objetivo principal compreender a importância da construção de um currículo multicultural, onde os sujeitos envolvidos valorizem as diferenças. O mesmo se ateve aos documentos que norteiam o ensino, bem como a autores que tratam da temática do multiculturalismo no ambiente escolar. O procedimento metodológico deu-se através de uma pesquisa de cunho bibliográfico. O interesse por este tema é decorrente do processo de reflexão e inquietação vivenciado por professores e alunos, que convivem cotidianamente com situações preconceituosas e de desrespeito no ambiente escolar. A intenção é sensibilizar os professores e profissionais da educação que contemplar no currículo das escolas questões multiculturais, é de suma importância para a valorização sociocultural e o respeito mútuo, bem como é uma forma de ensinar as pessoas a aprender a conviver de forma igualitária respeitando o seu próximo. Percebe-se que há necessidade da disponibilidade de um currículo educacional que sensibilize os sujeitos da educação, sem preconceitos ou discriminação. Ao construir um currículo voltado para o multiculturalismo, busca-se a possibilidade de desenvolvimento de uma nova pedagogia voltada para os direitos humanos, que abrigue no seu bojo a igualdade, a justiça, os direitos sociais e individuais, para avançar contra todo tipo de discriminação e violência, tanto no contexto social como no escolar. Espera-se que está pesquisa contribua para que os professores reorganizem novas práticas de ensino valorizando as diversidades culturais, bem como sirva de referência para outros trabalhos acadêmicos.