Este artigo tem como princípios pesquisar as questões étnico-raciais na escola e teve como objetivo buscar descrever e analisar alguns procedimentos pedagógicos que levam as atitudes discriminatórias em relação com os alunos negros em sala de aula, ou seja, na comunidade escolar. Sustento o conteúdo com uma pesquisa cujos fundamentos foram extraídos de grandes autores em suas referências. Espera-se que os procedimentos possam fazer parte do uso em cotidiano de uma transmissão de conscientização do valor do ser humano, enquanto gente, e não por sua cor/raça. Observa-se que a pesquisa abordou questões relacionadas a descriminação racial em sala de aula, o presente trabalho traz reflexões, em diálogo com alguns autores, sobre o tema e conversa com a instituição escolar, buscando fundamentar, com a prática docente, as questões emergentes da temática com toda a sociedade escolar. Trazendo para a sala de aula a História da África, a criação da Lei 10.639/03 também pode ser um caminho para quebras de barreiras da desigualdade, mostrando que não foi criada somente para o educador negro ou para o educando negro.