Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS DE BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM E SUAS RELAÇÔES EM ALUNOS RECÉM-INGRESSO NOS CURSO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBILICA DA BAHIA

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO PRÉ-CONCEITUAL, BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CLONAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38562
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 2597
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS DE BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM E SUAS RELAÇÔES EM ALUNOS RECÉM-INGRESSO NOS CURSO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBILICA DA BAHIA"
    "resumo" => "As pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia têm demonstrado a importância do uso das representações prévias no processo educacional. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações de discentes, recém-ingressos nos cursos de saúde, nas disciplinas de Biologia Básica, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia, sobre os temas Biotecnologia Transgênicos e Clonagem e suas relações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utiliza como instrumentos de coleta: questionários e mapas conceituais como uso do Cmap tools. O referencial teórico esta pautado na Epistemologia Genética. A análise realizada classifica as representações dos sujeitos e o pensamento implícito. Na análise conjunta do questionário e dos mapas conceituais, que tratam da temática Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem e suas relações, observa-se que os sujeitos apresentam representações pré-conceituais com predomínio do pensamento transdutivo, isto é, aqueles nos quais o raciocínio dos alunos parte do particular ao particular sem atingirem generalizações, mostrando que estes não estão organizados em sistema de conjunto, não permitindo ao sujeito regulações e coordenações fundadas sobre suas razões. Biotecnologia é sinônimo de Engenharia Genética e é definida a partir da dissociação da palavra. Transgênico é sinônimo de OGM e restringe-se a alimentos geneticamente modificados, tendo como principais exemplos: soja, milho e tomate. Já Clonagem confunde-se com uma técnica artificial responsável pela criação da Ovelha Dolly. Há também uma incoordenação entre estes conceitos (Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem), ou seja, a intersecção entre estes não é compreendida em absoluto. Assim, na construção do mapa e respostas do questionário, para o modelo (x.~y) V (~x.y), a parte comum xy não tem relação com as outras duas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO PRÉ-CONCEITUAL, BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CLONAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2597_03092017160422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRADE"
    "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38562
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 2597
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS DE BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM E SUAS RELAÇÔES EM ALUNOS RECÉM-INGRESSO NOS CURSO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBILICA DA BAHIA"
    "resumo" => "As pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia têm demonstrado a importância do uso das representações prévias no processo educacional. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações de discentes, recém-ingressos nos cursos de saúde, nas disciplinas de Biologia Básica, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia, sobre os temas Biotecnologia Transgênicos e Clonagem e suas relações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utiliza como instrumentos de coleta: questionários e mapas conceituais como uso do Cmap tools. O referencial teórico esta pautado na Epistemologia Genética. A análise realizada classifica as representações dos sujeitos e o pensamento implícito. Na análise conjunta do questionário e dos mapas conceituais, que tratam da temática Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem e suas relações, observa-se que os sujeitos apresentam representações pré-conceituais com predomínio do pensamento transdutivo, isto é, aqueles nos quais o raciocínio dos alunos parte do particular ao particular sem atingirem generalizações, mostrando que estes não estão organizados em sistema de conjunto, não permitindo ao sujeito regulações e coordenações fundadas sobre suas razões. Biotecnologia é sinônimo de Engenharia Genética e é definida a partir da dissociação da palavra. Transgênico é sinônimo de OGM e restringe-se a alimentos geneticamente modificados, tendo como principais exemplos: soja, milho e tomate. Já Clonagem confunde-se com uma técnica artificial responsável pela criação da Ovelha Dolly. Há também uma incoordenação entre estes conceitos (Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem), ou seja, a intersecção entre estes não é compreendida em absoluto. Assim, na construção do mapa e respostas do questionário, para o modelo (x.~y) V (~x.y), a parte comum xy não tem relação com as outras duas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO PRÉ-CONCEITUAL, BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CLONAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2597_03092017160422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRADE"
    "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia têm demonstrado a importância do uso das representações prévias no processo educacional. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações de discentes, recém-ingressos nos cursos de saúde, nas disciplinas de Biologia Básica, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia, sobre os temas Biotecnologia Transgênicos e Clonagem e suas relações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utiliza como instrumentos de coleta: questionários e mapas conceituais como uso do Cmap tools. O referencial teórico esta pautado na Epistemologia Genética. A análise realizada classifica as representações dos sujeitos e o pensamento implícito. Na análise conjunta do questionário e dos mapas conceituais, que tratam da temática Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem e suas relações, observa-se que os sujeitos apresentam representações pré-conceituais com predomínio do pensamento transdutivo, isto é, aqueles nos quais o raciocínio dos alunos parte do particular ao particular sem atingirem generalizações, mostrando que estes não estão organizados em sistema de conjunto, não permitindo ao sujeito regulações e coordenações fundadas sobre suas razões. Biotecnologia é sinônimo de Engenharia Genética e é definida a partir da dissociação da palavra. Transgênico é sinônimo de OGM e restringe-se a alimentos geneticamente modificados, tendo como principais exemplos: soja, milho e tomate. Já Clonagem confunde-se com uma técnica artificial responsável pela criação da Ovelha Dolly. Há também uma incoordenação entre estes conceitos (Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem), ou seja, a intersecção entre estes não é compreendida em absoluto. Assim, na construção do mapa e respostas do questionário, para o modelo (x.~y) V (~x.y), a parte comum xy não tem relação com as outras duas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.