O presente trabalho pretende apresentar uma reflexão acerca dos processos de alfabetização e letramento de pessoas surdas, a partir da abordagem bilíngue. Para tanto, será levado em consideração as experiência e vivências, de duas professoras, que pontuarão as dificuldades de inclusão de uma estudante surda, matriculada no ensino regular, na rede pública de ensino de uma escola no sertão da Bahia. Através de referenciais teóricos, são construídas discussões em torno da história da educação de surdos, alfabetização e letramento de surdos em uma proposta bilíngue, o paradigma da educação inclusiva e sua importância da inclusão para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes surdos, culminado a discussão em torno das principais dificuldades da inclusão de surdos no ensino regular e necessidade em promover uma educação mais efetiva para esses sujeitos. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos o método qualitativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionário aberto e observações, com o intuito de compreender melhor nosso objeto de estudo. A pesquisa nos possibilitou perceber que a alfabetização e letramento de pessoas surdas devem acontecer através de uma abordagem bilíngue, por essa melhor atender as necessidades linguísticas dos surdos, também foi possível destacar que as principais dificuldades na inclusão de surdos no ensino regular é a falta de preparação da escola, uma vez que no professo de formação acadêmica as professoras não receberam formação na perspectiva bilíngue e a ausência quase que total de interpretes da língua de sinais, que possam mediar a os processos de ensino aprendizagem de alfabetização e letramento de pessoas surdas, favorecendo uma maior participação em sala de aula.