Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos em aprender, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando nossa reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destacamos que identificados problemas relacionados às motivação dos alunos, a aplicação de uma intervenção não deve acontecer de modo aleatório, somente com o intuito de modificar a realidade de aprendizagem, é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador desta intervenção é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. Adotando a perspectiva do debate em sala de aula como fator de motivação, é importante que as aulas valorizem a fala dos universitários e que deem espaço para que exponham e discutam suas ideias, trazendo a apropriação da linguagem e de conceitos científicos pelos alunos e permitindo ao professor visualizar, de perto, como acontece esse processo de apropriação da nova linguagem.