O presente estudo faz uma análise das possibilidades do uso do jogo de xadrez como alternativa para a superação das dificuldades de socialização. Este trabalho tem como referência o estudo com crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, realizado no ano de 2014 com estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, localizada na cidade de Campina Grande, que apresentavam dificuldades de socialização. Em um ambiente cada vez mais apresentado nas escolas brasileiras, e em particular nas paraibanas, constata-se o alto grau de isolamento de crianças frente aos desafios de se viver a adolescência. Além desse aspecto, nos deparamos, cada vez mais, com alunos repetentes, que não conseguem aprender, memorizar, nem se concentrar. Segundo jargão científico são crianças com déficit de aprendizagem e de atenção. Este estudo é uma tentativa de mostrar que é possível dirimir os problemas de concentração e desempenho escolar, além de socializar a criança, diminuindo os índices de violência na escola. O uso do jogo de xadrez pode contribuir para a melhora da autoestima, memorização, socialização e raciocínio lógico de alunos de Matemática. As implicações do xadrez na educação podem ser exploradas pela comunidade escolar, uma vez que tal atividade, além de lúdica, é importante ferramenta educacional. É importante que a utilização do xadrez seja vivenciada no âmbito escolar a partir das aulas de matemática. Este artigo propõe uma reflexão acerca dos principais objetivos educacionais que podem ser atingidos por meio do jogo de xadrez, ajudando os alunos na melhora do desempenho escolar e na busca da socialização.