Desde o século XVIII, com a Revolução Industrial, desencadeou-se uma maior liberação de poluentes ao meio ambiente. A queima de combustíveis fósseis pelas indústrias e automóveis são os principais responsáveis pela liberação de substâncias que poluem o ar atmosférico. Com a constatação de que a poluição é um problema real e que causa impacto nos seres vivos houve uma preocupação com esses abusos aos recursos naturais, surgindo assim a Educação Ambiental com um importante papel para a sociedade e o mundo futuro, pois educa os alunos para a preservação e conservação do Meio Ambiente. Este trabalho teve como objetivo utilizar o bioensaio Trad-SH (Clone KU-20 de Tradescantia) como uma ferramenta prática de Educação Ambiental. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual de Caxias-MA, com apresentação de palestras e aplicação do bioensaio. Através desta pesquisa houve uma conscientização de alunos e professores dos efeitos mutagênicos da poluição nos seres vivos e entenderam a importância da preservação e conservação ambiental. Os alunos mostraram interesse pelas aulas práticas, evidenciando a importância da utilização de bioensaio como prática de Educação Ambiental.