Os desafios atuais para o bom desenvolvimento educacional no Brasil supõe-se um tema relevante e de interesse nos debates e discussões acerca da educação. Sem dúvida existe um leque de dificuldades que quando exploradas torna-se evidentes que mesmo com avanços nos deparamos com os velhos problemas. O presente texto tem como objetivo discutir a importância da educação básica, para a população brasileira, a fim de erradicar o analfabetismo e o resultado da má qualidade do ensino, e de maneira sintética elencar desafios contemporâneos no contexto social de alunos e professores. O analfabetismo funcional é um problema antigo e medular que revela uma educação deficiente. É preocupação no mundo inteiro e bem caracterizada mediante situação em que alunos escolarizados ainda apresentam dificuldades em buscar, compreender, avaliar e organizar informações de modo a apreender, resolver problemas e tomar decisões para a vida. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) vem investindo no país, a várias décadas de maneira lenta e frágil, de modo que evidenciam cada vez mais a amplitude do cerne do problema. Fica claro que os caminhos já percorridos para combater o analfabetismo não foram satisfatórios para garantir uma educação de qualidade para todos, com base na democratização do acesso da população à educação básica, e na qualidade e garantia de permanência deste público em todos os níveis de ensino. Refletir nesse contexto social e educacional a partir de uma preocupação pedagógica tem conduzido o presente estudo para a valorização profissional do professor como sendo um dos sujeitos para a descaracterização do analfabetismo.