O presente artigo é um desdobramento parcial de um projeto de pesquisa intitulado A relação entre capitalismo e educação no olhar dos estudantes sobre a escola. Iniciado em setembro desse ano, o referido projeto está situado dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos, sendo o autor deste artigo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento do Maranhão (FAPEMA) e os coautores voluntários da pesquisa. Partindo de uma abordagem marxista calcada na perspectiva teórico-conceitual do pensador italiano Antonio Gramsci, a pesquisa tem como objetivo principal analisar de que modo a relação entre capitalismo e educação se manifesta no olhar dos estudantes sobre a escola, bem como refletir sobre as possíveis implicações desse olhar para o processo educativo e para a sociedade. Considerando o curto período de tempo de desenvolvimento da pesquisa do PIBIC, o objetivo do artigo em tela é basicamente realizar uma espécie de aproximação com o campo a partir da tessitura de algumas hipóteses acerca do olhar dos estudantes sobre a escola. No que diz respeito à metodologia, alguns dados prévios nos auxiliarão nesta aproximação com o nosso campo de pesquisa e na elaboração de algumas hipóteses da nossa pesquisa do PIBIC. Os dados foram conseguidos através de uma pesquisa experimental realizada em 2016 com a turma de Matemática do IFMA no âmbito da disciplina Sociologia da Educação sob a coordenação e orientação do nosso orientador. Fazendo uso de um questionário de natureza quantitativa, na ocasião foram realizadas 130 entrevistas com adolescentes na faixa etária entre 13 e 14 anos, sendo metade do sexo feminino e metade do sexo masculino. Para os propósitos deste artigo, selecionamos do questionário original os dados referentes a uma pergunta e uma afirmativa. A partir dos dados aqui explorados, pudemos traçar – obviamente de maneira provisória – algumas hipóteses relativa à nossa pesquisa de iniciação científica. Dentre o que foi possível apreender, destacamos: 1. Há um provável alinhamento ideológico com o capitalismo por parte dos estudantes da educação básica no que se refere a aceitação e reprodução de valores capitalistas como busca pelo lucro, por ganhar dinheiro e se dar bem na vida através da escola; 2. Em termos de formação, a escola parece deixar a desejar quando consideramos a dimensão da cidadania, preocupando-se quase que exclusivamente com a dimensão técnico-científica e deixando de lado a dimensão humanista do conhecimento; 3. Os estudantes aparentam estar altamente contaminados com a ideia de que a escola é um lugar apenas para lhes proporcionar formação para o ingresso no mercado de trabalho; 4. Na visão dos estudantes parece haver uma relação estreita entre ser pleno como ser humano e ter um emprego bem remunerado. Apesar do seu caráter provisório, a expectativa é que o exercício interpretativo realizado neste artigo nos auxilie na consecução dos objetivos da nossa pesquisa do PIBIC.