A algaroba é uma planta exótica encontrada em abundância no nordeste brasileiro, por ter grande resistência na época da seca suas vagens são utilizadas como alimentação animal e sua madeira como fonte para a produção do carvão. Este trabalho objetiva mostrar a importância da algaroba e sua viabilidade socioeconômica no sertão de Pernambuco, reconhecendo a importância do manejo sustentável desta leguminosa na caatinga e demonstrando a comunidade escolar e rural florestana novos usos dessa matéria-prima, um destes é a produção do combustível etanol a partir da vargem da algaroba. Para tal, inicialmente foi aplicado um questionário a priori em uma turma do 1º Ensino Médio numa Escola de Referência na cidade de Floresta-PE, em busca de diagnosticar os conhecimentos a respeito do ensino de Química na escola e se eles conheciam o processo de extração do etanol a partir da algaroba, ou outros usos com esta planta na região. Na segunda etapa foi desenvolvido uma aula teórico-prática demonstrando o passo a passo do processo da produção do etanol no laboratório, desde a secagem das vargens até a destilação. A última etapa foi a aplicação do questionário posteriori, com a finalidade de avaliar o desempenho dos discentes antes e após o desenvolvimento da aula prática, como também as contribuições do projeto no cotidiano dos alunos em relação as inovações tecnológicas utilizadas nesta prática. Após a aplicação deste projeto e a análise dos dados coletados, fica evidente a importância de realizar pesquisas e experimentações dentro da disciplina de Química. Dado o exposto, percebeu-se a relevância da pesquisa para a comunidade escolar, pois a partir desta os alunos terão um segundo olhar para a disciplina de Química, podendo reconhecê-la em seu cotidiano, bem como a importância do uso sustentável da algaroba no sertão pernambucano na produção do etanol e outros derivados, agregando assim valor a esta leguminosa.