O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é constituído por estudantes de universidades (bolsistas), docentes de escolas públicas (supervisores) e docentes das licenciaturas (coordenadores de área). Esses atores trabalham juntos com o intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira. Apesar dos bolsistas estarem atrelados a um único supervisor na escola pública, ele pode prestar assistência para os demais professores da instituição. Os autores desta pesquisa tiveram oportunidade de trabalhar com seis professoras diferentes durante a participação no programa. Estes professores ao longo da sua experiência constituíram o seu fazer pedagógico, este pode ser percebido pelos bolsistas, que os identificaram e categorizaram de acordo com as tendências pedagógicas propostas por Libâneo. Não o bastante essas concepções pedagógicas, advindas da visão de mundo dos professores pode influenciar a atuação dos bolsistas, bem como também pode ser influenciada pelos mesmos. Este trabalho foi elaborado por meio da análise das vivências dos bolsistas diante das práticas e posições das supervisoras e de um questionário aplicado as mesmas. A análise da percepção dos bolsistas e dos questionários revelou aspectos importantes, como: a formação continuada sendo um conceito ainda dúbio, pois tais professoras não conseguem definir com clareza o que seria e não entendem a importância do mesmo em toda sua totalidade; As ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), não atingem apenas aos alunos da escola pública, mas também aos professores e bolsistas, na medida em que proporciona uma nova forma de pensar educação. Paralelo a isso, observou-se o quanto o sistema de monitoria prejudica o andamento das práticas educativas, precariza o trabalho docente e impede o compartilhamento de vivências educacionais.