Descrevemos neste estudo os dados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar o interesse e o hábito pela leitura dos acadêmicos do primeiro e sétimo semestres do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Naviraí no ano de 2017. Além de abordar a importância da leitura para a formação de indivíduos críticos, ressaltando que serão profissionais formadores de opiniões. A metodologia deste artigo é constituída de caráter qualitativa e descritiva, com base em análise dos questionários respondidos pelos alunos. Busca-se uma relação intrínseca dos dados coletados, o que permite atingir resultados mais expressivos da realidade investigada. Os dados foram analisados com bases teóricas da literatura especializada na temática, autores como Brakling 2012, Oliveira e Santos 2003, Dall’Alba 2002. Torna-se relevante discutir o tema proposto visto que são poucos estudos destinados nesta área, sendo que os alunos precisam ser preparados desde a educação básica até o ensino superior para adquirir o hábito da leitura, construindo para si a importância do processo para a formação pessoal e profissional. Condição essa para se efetivar a aquisição de conhecimentos, tornando o aluno ativo, participativo e crítico na sociedade. Os resultados apontam que visando a inserção na sociedade e no mercado de trabalho, profissionais competentes e capacitados, cidadãos críticos detentores de saberes, a universidade também assume o papel de colaborar para a formação e compreensão da leitura crítica, que por sua vez somente a escola assume tal papel, porém deixa muito a desejar. Em suma, mediante o ingresso no ensino superior o aluno precisa atender uma rotina de estudos comprometida com sua formação como profissionais comprometidos e capacitados.