Este trabalho tem por objetivo refletir a cerca da Tecnologia Assistiva e suas implicações no campo educacional, a fim de compreender e observar como a TA auxilia de forma significativa na aquisição da autonomia de pessoas, mais especificamente estudantes com alguma deficiência, que necessitam de uma assistência personalizada para que possam desenvolver suas capacidades de forma integral, eficiente e independente. Para realização deste trabalho utilizamos de fontes bibliográficas extraídas do Google Acadêmico e dos Periódicos Livres da Capes, desse modo, fundamentamos nossa pesquisa com informações significativas. A partir disso, observamos que a grande maioria dos professores não tem uma formação adequada que os capacite para o uso das tecnologias ofertadas pela TA, desse modo, acaba por abrir uma lacuna no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência. Torna-se possível observar também a falta de investimento do Governo nas escolas que atendem alunos com diferentes deficiências, e, por parte das instituições escolares a falta de acessibilidade ofertada para esse público. Podemos analisar através da nossa pesquisa a variedade de dispositivos que a TA dispõe, e é certo que essa quantidade tende a se multiplicar com o passar dos anos, no entanto, tende a favorecer e restringir a população com maior poder aquisitivo. Desde tempos mais remotos a Tecnologia Assistiva se faz presente, em nossos estudos, identificamos que até o objeto mais simples, como um pedaço de madeira faz parte da dimensão da TA, pois, o mesmo auxiliava pessoas para um melhor aperfeiçoamento de suas capacidades. Sendo assim, torna-se evidente, portanto, a relevância de um maior aprofundamento nesta temática, tendo em vista, a sua colaboração no âmbito educacional atribuindo uma maior autonomia para alunos com deficiência.