PLÁGIO EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38228 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1081 "inscrito_id" => 6710 "titulo" => "PLÁGIO EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Resumo: Uma das metas da comunidade cientifica são as produções cientificas de alta qualidade. Com a difusão e divulgação dessas produções com maior facilidade devido ao aumento da tecnologia surge o cuidado para que se protejam os direitos autorais daqueles que escrevem cientificamente. Na intenção de refletir sobre essas questões e também sobre o impacto disto na área da psicologia, realizou-se uma pesquisa sobre o plágio entre estudantes dos cursos de psicologia em duas instituições de ensino superior no município de Campina Grande, sendo uma delas pública e outra particular. O objetivo foi verificar a incidência do plágio entre estudantes destes cursos e identificar as suas causas e consequências. A pesquisa se apresenta como quantitativa e transversal, o instrumento de coleta de dados foi composto por três questionários de múltipla escolha, tendo no total: 31 questões, sendo eles especificados da seguinte maneira: questionário de autoria do estudante, escalas sobre desempenho acadêmico e questionário sócio econômico. Após coleta de dados foi montado um banco de dados no programa estatístico SPSS (Statistical Package For Sciences) – versão 20.0 para a análise das informações a partir de modelos estatísticos. A amostra foi composta por 200 alunos dos dois cursos de psicologia (N=118 para a instituição de ensino superior privada e N= 82 para a instituição de ensino superior público) e caracterizada como probabilística do tipo casual simples. A idade média dos informantes foi de 19 anos (DP= 1,46), com amplitude entre 16 e 43 anos de idade. 70% da amostra foram do sexo feminino. Foi verificado que de fato há a prática recorrente do plágio entre os estudantes de ensino superior avaliados. Porém, não existe uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos, a significância de 0,68 (p ˂ 0,001) (ensino privado: M = 3,42, DP = 1,07; ensino público: M = 3,62, DP = 0,94). Pode-se identificar como causa primária do plágio apresentada neste estudo, a falta de uma campanha que possa evitar tal conduta (96,5% da amostra não conhecia nenhuma campanha sobre plágio na época da pesquisa). Pelo fato dos alunos terem sido educados a copiar mecanicamente vários textos no Ensino Médio sem realizar citações, isso talvez possa tê-los acostumado neste comportamento, apenas repetindo a prática no Ensino Superior. Dessa forma, as instituições de Ensino Superar devem perceber a questão do plágio como pedagógica e encontrar estratégias para inibir e consequentemente acabar com essa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PLÁGIO, ESTUDANTES DE PSICOLOGIA, PRODUÇÃO CIENTIFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6710_08092017202342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYANE RIBEIRO DE OLIVEIRA DUARTE" "autor_nome_curto" => "AYANE" "autor_email" => "ayaneribeiro9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38228 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1081 "inscrito_id" => 6710 "titulo" => "PLÁGIO EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Resumo: Uma das metas da comunidade cientifica são as produções cientificas de alta qualidade. Com a difusão e divulgação dessas produções com maior facilidade devido ao aumento da tecnologia surge o cuidado para que se protejam os direitos autorais daqueles que escrevem cientificamente. Na intenção de refletir sobre essas questões e também sobre o impacto disto na área da psicologia, realizou-se uma pesquisa sobre o plágio entre estudantes dos cursos de psicologia em duas instituições de ensino superior no município de Campina Grande, sendo uma delas pública e outra particular. O objetivo foi verificar a incidência do plágio entre estudantes destes cursos e identificar as suas causas e consequências. A pesquisa se apresenta como quantitativa e transversal, o instrumento de coleta de dados foi composto por três questionários de múltipla escolha, tendo no total: 31 questões, sendo eles especificados da seguinte maneira: questionário de autoria do estudante, escalas sobre desempenho acadêmico e questionário sócio econômico. Após coleta de dados foi montado um banco de dados no programa estatístico SPSS (Statistical Package For Sciences) – versão 20.0 para a análise das informações a partir de modelos estatísticos. A amostra foi composta por 200 alunos dos dois cursos de psicologia (N=118 para a instituição de ensino superior privada e N= 82 para a instituição de ensino superior público) e caracterizada como probabilística do tipo casual simples. A idade média dos informantes foi de 19 anos (DP= 1,46), com amplitude entre 16 e 43 anos de idade. 70% da amostra foram do sexo feminino. Foi verificado que de fato há a prática recorrente do plágio entre os estudantes de ensino superior avaliados. Porém, não existe uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos, a significância de 0,68 (p ˂ 0,001) (ensino privado: M = 3,42, DP = 1,07; ensino público: M = 3,62, DP = 0,94). Pode-se identificar como causa primária do plágio apresentada neste estudo, a falta de uma campanha que possa evitar tal conduta (96,5% da amostra não conhecia nenhuma campanha sobre plágio na época da pesquisa). Pelo fato dos alunos terem sido educados a copiar mecanicamente vários textos no Ensino Médio sem realizar citações, isso talvez possa tê-los acostumado neste comportamento, apenas repetindo a prática no Ensino Superior. Dessa forma, as instituições de Ensino Superar devem perceber a questão do plágio como pedagógica e encontrar estratégias para inibir e consequentemente acabar com essa prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PLÁGIO, ESTUDANTES DE PSICOLOGIA, PRODUÇÃO CIENTIFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6710_08092017202342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYANE RIBEIRO DE OLIVEIRA DUARTE" "autor_nome_curto" => "AYANE" "autor_email" => "ayaneribeiro9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }