O presente resumo apresentará uma encurtada reflexão acerca do uso das linguagens artísticas e suas implicações para a amplificação do trabalho e efetivação das atividades em âmbito escolar, numa perspectiva de educação integral. A pesquisa é um espelho da construção de um relatório a ser levantado após a conclusão da primeira etapa do Programa Novo Mais Educação (PNME),, nas escolas que aderiram à plataforma no município de Patu/RN. Nesse interim, este esboço procurará envolver a educação integral e a sua relação com outra temática pertinente ao seu campo: o trabalho com as linguagens artísticas, levando em conta a definição de arte/educação presente em Barbosa (2008, p. 98) que compreende a temática como “a mediação entre a arte e o público”, bem como a compreensão, aproveitamentos e efeitos por meio de seus agentes, assim, tentaremos corporificar as aplicações e implicações relacionadas à Educação Integral e as linguagens artísticas em sua concretude.Ultimamente a amplificação de atividades que intensifiquem a concepção de Educação Integral tem sido fortalecida através da aplicação do Plano Nacional de Educação, com metas em atividade entres os anos de 2014-2024, onde, o aumento da oferta do tempo integral deve ser alargada para 25% dos alunos da Educação Básica e, por sua vez, para 50% das Escolas Públicas, configurando a sexta meta do projeto (BRASIL, 2014). Em Patu/RN o PNME está atuando em três escolas municipais e duas estaduais onde as oficinas de Cultura e arte abrangem: a iniciação musical, teatral, circense e de dança, acatando as necessidades observadas por cada instituição no início de suas atividades e obedecem a um cronograma que cumpre sete horas semanais de ações artístico-culturais nas modalidades acima mencionadas.