Esta investigação buscou analisar o percurso do curso de extensão em docência em educação infantil – CEEI, bem como, sua importância no processo de formação continuada das professoras de educação infantil maranhenses. O CEEI foi resultado de uma parceria estabelecida entre o MEC/SEB e a Universidade Federal do Maranhão-UFMA por meio do Núcleo de Educação e Infância da UFMA-NEIUFMA. O curso ocorreu entre os meses de fevereiro a junho de 2015 e teve como objetivo formar, em nível de extensão professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas da rede pública municipal de São Luís, capital do Estado do Maranhão e dos municípios adjacentes, a saber, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Icatú. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, que tem como objetivo aproximar o pesquisador do seu objeto de estudo, optou-se pela abordagem qualitativa, que se preocupa mais com os aspectos da realidade estudada, concentrando-se na explicação das dinâmicas sociais e não na quantificação de dados. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado, a observação não participante e a análise documental dos trabalhos e pesquisas realizados sobre a temática em questão. À guisa de conclusão verificou-se que a realização do curso possibilitou as alunas (os) um repensar do trabalho pedagógico na educação infantil tendo por base os fundamentos teórico-metodológicos estudados. De tudo o que foi vivido, ficou o desafio de que essas discussões ecoem verdadeiramente nas instituições de educação infantil, funcionando como lentes para novas leituras da realidade educativa maranhense, desencadeando práticas que considerem as crianças em sua singularidade.