Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA!

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MONITORIA, MONITORIA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37474
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3592
    "inscrito_id" => 437
    "titulo" => """
      MONITORIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA,\r\n
      UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA!
      """
    "resumo" => "Este trabalho é o resultado de um projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros no ano de 2015. O projeto de trabalho que tem como tema: “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa!” Tendo como ênfase trabalhar de forma participativa e solidaria os conteúdos matemáticos, onde a troca de conhecimento seria o ponto máximo e assim tornando o processo ensino-aprendizagem significativo prazeroso e dinâmico. Sendo mediado pela professora Kaliane Morais de Lucena Martins do ensino fundamental II nos 9º anos na escola Estadual Coriolano de Medeiros, na disciplina de matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes de Matemática e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas dos 9º anos da referida escola. Nessa perspectiva é que se insere o projeto “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa”. Espaço de cooperação em que os educandos dos 9º anos do Ensino Fundamental II da escola Coriolano de Medeiros, assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de matemática com os colegas. Não só como um espaço em que o aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender através da troca de conhecimentos onde sempre um tem algo a ensinar e outro algo a prender. Assim, a monitoria nas aulas de matemática no ensino fundamental II é uma proposta desafiadora, nova, interessante, interativo, dinâmico e significativo para o processo ensino-aprendizagem e vem ter uma nova configuração na relação professor /aluno e aluno/aluno com o conhecimento, além de contribuir com a aprendizagem matemática de forma significativa que visem conquistar o interesse e o gosto pela Matemática, uma aprendizagem que, para acontecer, cria estratégias que conduzem o aluno a apreender o seu sentido e o seu significado, aspectos que não se baseiam somente no desenvolvimento de habilidades ou da capacidade de calcular ou memorizar conteúdos e exercícios."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MONITORIA, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID437_14102017181657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KALIANE"
    "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG CAMPOS PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37474
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3592
    "inscrito_id" => 437
    "titulo" => """
      MONITORIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA,\r\n
      UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA!
      """
    "resumo" => "Este trabalho é o resultado de um projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros no ano de 2015. O projeto de trabalho que tem como tema: “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa!” Tendo como ênfase trabalhar de forma participativa e solidaria os conteúdos matemáticos, onde a troca de conhecimento seria o ponto máximo e assim tornando o processo ensino-aprendizagem significativo prazeroso e dinâmico. Sendo mediado pela professora Kaliane Morais de Lucena Martins do ensino fundamental II nos 9º anos na escola Estadual Coriolano de Medeiros, na disciplina de matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes de Matemática e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas dos 9º anos da referida escola. Nessa perspectiva é que se insere o projeto “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa”. Espaço de cooperação em que os educandos dos 9º anos do Ensino Fundamental II da escola Coriolano de Medeiros, assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de matemática com os colegas. Não só como um espaço em que o aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender através da troca de conhecimentos onde sempre um tem algo a ensinar e outro algo a prender. Assim, a monitoria nas aulas de matemática no ensino fundamental II é uma proposta desafiadora, nova, interessante, interativo, dinâmico e significativo para o processo ensino-aprendizagem e vem ter uma nova configuração na relação professor /aluno e aluno/aluno com o conhecimento, além de contribuir com a aprendizagem matemática de forma significativa que visem conquistar o interesse e o gosto pela Matemática, uma aprendizagem que, para acontecer, cria estratégias que conduzem o aluno a apreender o seu sentido e o seu significado, aspectos que não se baseiam somente no desenvolvimento de habilidades ou da capacidade de calcular ou memorizar conteúdos e exercícios."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MONITORIA, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID437_14102017181657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KALIANE"
    "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG CAMPOS PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é o resultado de um projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros no ano de 2015. O projeto de trabalho que tem como tema: “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa!” Tendo como ênfase trabalhar de forma participativa e solidaria os conteúdos matemáticos, onde a troca de conhecimento seria o ponto máximo e assim tornando o processo ensino-aprendizagem significativo prazeroso e dinâmico. Sendo mediado pela professora Kaliane Morais de Lucena Martins do ensino fundamental II nos 9º anos na escola Estadual Coriolano de Medeiros, na disciplina de matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes de Matemática e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas dos 9º anos da referida escola. Nessa perspectiva é que se insere o projeto “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa”. Espaço de cooperação em que os educandos dos 9º anos do Ensino Fundamental II da escola Coriolano de Medeiros, assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de matemática com os colegas. Não só como um espaço em que o aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender através da troca de conhecimentos onde sempre um tem algo a ensinar e outro algo a prender. Assim, a monitoria nas aulas de matemática no ensino fundamental II é uma proposta desafiadora, nova, interessante, interativo, dinâmico e significativo para o processo ensino-aprendizagem e vem ter uma nova configuração na relação professor /aluno e aluno/aluno com o conhecimento, além de contribuir com a aprendizagem matemática de forma significativa que visem conquistar o interesse e o gosto pela Matemática, uma aprendizagem que, para acontecer, cria estratégias que conduzem o aluno a apreender o seu sentido e o seu significado, aspectos que não se baseiam somente no desenvolvimento de habilidades ou da capacidade de calcular ou memorizar conteúdos e exercícios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.