MONITORIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA,
UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA!
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37474 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3592 "inscrito_id" => 437 "titulo" => """ MONITORIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA,\r\n UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA! """ "resumo" => "Este trabalho é o resultado de um projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros no ano de 2015. O projeto de trabalho que tem como tema: “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa!” Tendo como ênfase trabalhar de forma participativa e solidaria os conteúdos matemáticos, onde a troca de conhecimento seria o ponto máximo e assim tornando o processo ensino-aprendizagem significativo prazeroso e dinâmico. Sendo mediado pela professora Kaliane Morais de Lucena Martins do ensino fundamental II nos 9º anos na escola Estadual Coriolano de Medeiros, na disciplina de matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes de Matemática e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas dos 9º anos da referida escola. Nessa perspectiva é que se insere o projeto “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa”. Espaço de cooperação em que os educandos dos 9º anos do Ensino Fundamental II da escola Coriolano de Medeiros, assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de matemática com os colegas. Não só como um espaço em que o aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender através da troca de conhecimentos onde sempre um tem algo a ensinar e outro algo a prender. Assim, a monitoria nas aulas de matemática no ensino fundamental II é uma proposta desafiadora, nova, interessante, interativo, dinâmico e significativo para o processo ensino-aprendizagem e vem ter uma nova configuração na relação professor /aluno e aluno/aluno com o conhecimento, além de contribuir com a aprendizagem matemática de forma significativa que visem conquistar o interesse e o gosto pela Matemática, uma aprendizagem que, para acontecer, cria estratégias que conduzem o aluno a apreender o seu sentido e o seu significado, aspectos que não se baseiam somente no desenvolvimento de habilidades ou da capacidade de calcular ou memorizar conteúdos e exercícios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MONITORIA, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID437_14102017181657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KALIANE" "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG CAMPOS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37474 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3592 "inscrito_id" => 437 "titulo" => """ MONITORIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA,\r\n UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA! """ "resumo" => "Este trabalho é o resultado de um projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros no ano de 2015. O projeto de trabalho que tem como tema: “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa!” Tendo como ênfase trabalhar de forma participativa e solidaria os conteúdos matemáticos, onde a troca de conhecimento seria o ponto máximo e assim tornando o processo ensino-aprendizagem significativo prazeroso e dinâmico. Sendo mediado pela professora Kaliane Morais de Lucena Martins do ensino fundamental II nos 9º anos na escola Estadual Coriolano de Medeiros, na disciplina de matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes de Matemática e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas dos 9º anos da referida escola. Nessa perspectiva é que se insere o projeto “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa”. Espaço de cooperação em que os educandos dos 9º anos do Ensino Fundamental II da escola Coriolano de Medeiros, assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de matemática com os colegas. Não só como um espaço em que o aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender através da troca de conhecimentos onde sempre um tem algo a ensinar e outro algo a prender. Assim, a monitoria nas aulas de matemática no ensino fundamental II é uma proposta desafiadora, nova, interessante, interativo, dinâmico e significativo para o processo ensino-aprendizagem e vem ter uma nova configuração na relação professor /aluno e aluno/aluno com o conhecimento, além de contribuir com a aprendizagem matemática de forma significativa que visem conquistar o interesse e o gosto pela Matemática, uma aprendizagem que, para acontecer, cria estratégias que conduzem o aluno a apreender o seu sentido e o seu significado, aspectos que não se baseiam somente no desenvolvimento de habilidades ou da capacidade de calcular ou memorizar conteúdos e exercícios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MONITORIA, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID437_14102017181657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KALIANE" "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG CAMPOS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }