A Metodologia da Problematização norteará o desenvolvimento deste estudo pois reúne como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade distribuído no Programa de Disciplina Ética e Cidadania.
O projeto Metodologia da Problematização no Ensino da Ética e Cidadania Nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental propõe aos alunos de Pedagogia em EAD de diferentes polos da Universidade Estadual do Maranhão, a possibilidade metodológica de trabalhar valores, a partir do problematizar.
Nesta perspectiva, a Metodologia da Problematização parte de três pressupostos: analisar, problematizar e gerar possíveis soluções de resolução, tudo isso com o intuito de gerar uma visão crítica partindo da Ética e Cidadania mediante valores obtidos na atual sociedade.
O projeto é realizado a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do Núcleo de Tecnologia Para Educação - UEMANET, campus Paulo VI. Traz consigo uma diversidade de materiais voltados para trabalhar com a Metodologia da Problematização partindo da Ética e Cidadania.Durante o desenvolvimento de todo projeto foi possível averiguar a partir das tarefas realizadas e seus respectivos fóruns, que é válido trabalhar com valores partindo da Ética e Cidadania, utilizando a Metodologia da Problematização como método de ensino.Foi possível notar que muitos apontamentos sobre a Ética foi evidenciados durante a resolução das tarefas. Ocorreu que na maioria dos textos dissertativos eram voltados para o ensino da Ética e Cidadania propriamente dita. A visão docente de professores gestores do ensino da disciplina Ética, conta com ajustes comportamentais até ao longo do curso. Até porque com o dinamismo pertinente a ação educativa pela pesquisa, fortalecerá valores, edificarão outros, por conta da sensibilização metodológica e teórica pela constatação pessoal do educando.
A Ética pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso com o outro e o homem antes de crescer resiste a abrir mão do egoísmo. Defende o "eu" o "meu" em quase todos os espaços que são de natureza social "nós". O Objetivo principal é desenvolver uma pratica metodológica em sala de aula pelo uso da metodologia da problematização, além de ampliar habilidades motivadoras para o desenvolvimento de trabalhos e estudos científicos na área do conhecimento da Ética e Cidadania através da Metodologia da Problematização, • Desenvolver habilidades práticas da Metodologia da Problematização direcionadas aos alunos do curso de Pedagogia em EAD.