O trabalho Refletindo a Avaliação e (re)pensando modelos Alternativos para Alunos com
Necessidades Educativas Específicas, busca refletir sobre o processo de avaliação do ensino brasileiro, em
especial sobre a avaliação de aprendizagem para alunos com deficiência. As discussões sobre a educação
inclusiva nas escolas brasileiras é um tema que tem gerado reflexões relevantes, em todos os campos do
processo ensino aprendizagem. Neste trabalho fizemos uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, com
a finalidade de pensar novos meios para o processo avaliativo e de adaptação curricular aplicado aos alunos
com Necessidades Educativas Especiais, analisando também quais legislações dão subsídios aos docentes e
equipe escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, se configura de caráter descritivo com a
finalidade de identificar possibilidades relevantes ao tema presentes na literatura. Para esta
pesquisa bibliográfica foram consultadas literaturas relativas ao tema do estudo, bem como
publicações científicas, artigos publicados na internet, que possibilitaram que este trabalho tomasse
forma para ser fundamentado. Os aspectos qualitativos descritos na LDB nos indicam a relevância da
avaliação diante do crescimento do estudante, não apenas em eventos isolados como provas objetivas, mas
sim a evolução deste aprendente diante dos objetivos propostos adaptados. O caráter quantitativo ainda
prevalece como principal meio avaliativo e as provas objetivas como principal instrumento, revelando um
caráter tradicionalista no processo de avaliação. Assim, percebemos que as escolas inclusivas precisam
refletir mais sobre os instrumentos de avaliação que possam melhorar o processo de aprendizagem dos
alunos com deficiência, para que os mesmos tenham condições de mostrar suas habilidades e potencialidades
como aprendentes de uma escola que inclui e respeita as diferenças.