UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA NO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38792 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1777 "inscrito_id" => 7515 "titulo" => "UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA NO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS" "resumo" => "O presente estudo está sendo desenvolvido nas turmas do curso superior em Licenciatura em Matemática do IFPB Campus Cajazeiras e busca investigar se a rotatividade de professores afeta o desempenho dos alunos. Tal rotatividade ainda é um tema pouco estudado, mas que impõe sua importância, pelo fato de estar ligado diretamente à relação professor-aluno, que é um tema bastante citado por diversos pensadores e intelectuais demonstrando, assim, que tudo que puder ser feito para diminuir os prejuízos de aprendizagem sofridos pelos alunos, deve ser encarado como de extrema importância. Analisando o contexto em que será aplicado tal projeto, vemos que se trata de uma sociedade que não está acostumada com esse tipo de investigação, pois a maior parte dos projetos é voltado para outras discussões. Um projeto como esse será de grande relevância para a comunidade acadêmica em geral. Buscando compreender a que ponto a rotatividade de professores afeta o desempenho ou a qualidade do aprendizado dos alunos, poderemos demonstrar que este é um ponto a ser considerado antes de serem abertos editais de remoção durante o período em curso, ou ainda para que seja melhorado o sistema de remoção. Conseguindo diminuir a rotatividade durante o semestre em curso, levando em consideração que tais remoções afetam negativamente o aprendizado dos alunos, poderemos levar a um aumento da qualidade do ensino e ainda a qualidade do docente que será formado pela nossa instituição. Docente este que terá um melhor desempenho perante a sua jornada profissional, e como uma reação em cadeia todo o ciclo de ensino será afetado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ROTATIVIDADE, PROFESSORES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID7515_11092017113415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ BRUNO DA SILVA COÊLHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ BRUNO" "autor_email" => "jbrunosc.lm@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38792 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1777 "inscrito_id" => 7515 "titulo" => "UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA NO IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS" "resumo" => "O presente estudo está sendo desenvolvido nas turmas do curso superior em Licenciatura em Matemática do IFPB Campus Cajazeiras e busca investigar se a rotatividade de professores afeta o desempenho dos alunos. Tal rotatividade ainda é um tema pouco estudado, mas que impõe sua importância, pelo fato de estar ligado diretamente à relação professor-aluno, que é um tema bastante citado por diversos pensadores e intelectuais demonstrando, assim, que tudo que puder ser feito para diminuir os prejuízos de aprendizagem sofridos pelos alunos, deve ser encarado como de extrema importância. Analisando o contexto em que será aplicado tal projeto, vemos que se trata de uma sociedade que não está acostumada com esse tipo de investigação, pois a maior parte dos projetos é voltado para outras discussões. Um projeto como esse será de grande relevância para a comunidade acadêmica em geral. Buscando compreender a que ponto a rotatividade de professores afeta o desempenho ou a qualidade do aprendizado dos alunos, poderemos demonstrar que este é um ponto a ser considerado antes de serem abertos editais de remoção durante o período em curso, ou ainda para que seja melhorado o sistema de remoção. Conseguindo diminuir a rotatividade durante o semestre em curso, levando em consideração que tais remoções afetam negativamente o aprendizado dos alunos, poderemos levar a um aumento da qualidade do ensino e ainda a qualidade do docente que será formado pela nossa instituição. Docente este que terá um melhor desempenho perante a sua jornada profissional, e como uma reação em cadeia todo o ciclo de ensino será afetado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ROTATIVIDADE, PROFESSORES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID7515_11092017113415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ BRUNO DA SILVA COÊLHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ BRUNO" "autor_email" => "jbrunosc.lm@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }