Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DOS ALUNOS NAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: DISCUSSÃO DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, DIVISÃO, MULTIPLICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36469
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2391
    "inscrito_id" => 682
    "titulo" => "DIFICULDADES DOS ALUNOS NAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: DISCUSSÃO DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso concluída e realizada numa turma de 6ª ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública de ensino da Cidade de Mamanguape-PB. O trabalho conta com uma parte referenciada em autores que serviram de auxilio para um melhor aprofundamento das análises e discussões. Os objetivos da pesquisa foram aplicar uma avaliação diagnóstica na turma especificada anteriormente para verificar os conhecimentos dos alunos em relação às operações de divisão e multiplicação, como também discutir os resultados da avaliação diagnóstica, à partir das dificuldades dos alunos. A pesquisa classifica-se, em relação aos objetivos, como uma pesquisa exploratória. Relacionando aos dados da pesquisa realizou um estudo de caso, da qual, através da Avaliação diagnóstica, percebemos as principais dificuldades sentidas pelos alunos nas operações de divisão e multiplicação, tendo assim, esse resultado da pesquisa, como base de formularmos uma atividade que trouxessem a História da Matemática nos exercícios por nós proposto, mas que nesse trabalho iremos apenas apresentar as análises e discussões da pesquisa. A avaliação é composta por oito perguntas, sendo seis que envolvem situações problemas, sendo elas com enunciados ou não, como temos no caso da questão três que aborda continhas de arme e efetue tendo como exemplo, os próprios valores já abordados nas perguntas com enunciados. Finalizando nossa avaliação diagnóstica ela conta ainda com duas perguntas de caráter pessoal, que ambas refletem às operações de divisão e multiplicação aqui já citadas. Embora que, na avaliação diagnóstica ficou claro que temos um quadro de questões respondidas pelos alunos contendo mais erros que acertos, ainda assim a pesquisa contribuiu bastante para sabermos as dificuldades que em sua maior parte observou-se alguns fatores, que foram os alunos não saber quais operações utilizarem diante os enunciados, ou que em outros momentos da avaliação não saberem como efetuar os processos das operações em destaque. Através da pesquisa temos a perspectiva de contribuir futuramente para estudos científicos relacionado às operações de divisão e multiplicação, que embora tivessem todo apoio de fontes teóricas e de toda a análise de dados, a pesquisa pretende ser uma fonte para uma melhor visão e planejamento e delas vir propor algo diferenciado que tenhamos um melhor proveito no ensino e aprendizagem referente às operações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, DIVISÃO, MULTIPLICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID682_11092017222622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE DE FREITAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LENY FREITAS"
    "autor_email" => "lennynha-mme@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36469
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2391
    "inscrito_id" => 682
    "titulo" => "DIFICULDADES DOS ALUNOS NAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: DISCUSSÃO DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso concluída e realizada numa turma de 6ª ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública de ensino da Cidade de Mamanguape-PB. O trabalho conta com uma parte referenciada em autores que serviram de auxilio para um melhor aprofundamento das análises e discussões. Os objetivos da pesquisa foram aplicar uma avaliação diagnóstica na turma especificada anteriormente para verificar os conhecimentos dos alunos em relação às operações de divisão e multiplicação, como também discutir os resultados da avaliação diagnóstica, à partir das dificuldades dos alunos. A pesquisa classifica-se, em relação aos objetivos, como uma pesquisa exploratória. Relacionando aos dados da pesquisa realizou um estudo de caso, da qual, através da Avaliação diagnóstica, percebemos as principais dificuldades sentidas pelos alunos nas operações de divisão e multiplicação, tendo assim, esse resultado da pesquisa, como base de formularmos uma atividade que trouxessem a História da Matemática nos exercícios por nós proposto, mas que nesse trabalho iremos apenas apresentar as análises e discussões da pesquisa. A avaliação é composta por oito perguntas, sendo seis que envolvem situações problemas, sendo elas com enunciados ou não, como temos no caso da questão três que aborda continhas de arme e efetue tendo como exemplo, os próprios valores já abordados nas perguntas com enunciados. Finalizando nossa avaliação diagnóstica ela conta ainda com duas perguntas de caráter pessoal, que ambas refletem às operações de divisão e multiplicação aqui já citadas. Embora que, na avaliação diagnóstica ficou claro que temos um quadro de questões respondidas pelos alunos contendo mais erros que acertos, ainda assim a pesquisa contribuiu bastante para sabermos as dificuldades que em sua maior parte observou-se alguns fatores, que foram os alunos não saber quais operações utilizarem diante os enunciados, ou que em outros momentos da avaliação não saberem como efetuar os processos das operações em destaque. Através da pesquisa temos a perspectiva de contribuir futuramente para estudos científicos relacionado às operações de divisão e multiplicação, que embora tivessem todo apoio de fontes teóricas e de toda a análise de dados, a pesquisa pretende ser uma fonte para uma melhor visão e planejamento e delas vir propor algo diferenciado que tenhamos um melhor proveito no ensino e aprendizagem referente às operações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, DIVISÃO, MULTIPLICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID682_11092017222622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE DE FREITAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LENY FREITAS"
    "autor_email" => "lennynha-mme@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso concluída e realizada numa turma de 6ª ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública de ensino da Cidade de Mamanguape-PB. O trabalho conta com uma parte referenciada em autores que serviram de auxilio para um melhor aprofundamento das análises e discussões. Os objetivos da pesquisa foram aplicar uma avaliação diagnóstica na turma especificada anteriormente para verificar os conhecimentos dos alunos em relação às operações de divisão e multiplicação, como também discutir os resultados da avaliação diagnóstica, à partir das dificuldades dos alunos. A pesquisa classifica-se, em relação aos objetivos, como uma pesquisa exploratória. Relacionando aos dados da pesquisa realizou um estudo de caso, da qual, através da Avaliação diagnóstica, percebemos as principais dificuldades sentidas pelos alunos nas operações de divisão e multiplicação, tendo assim, esse resultado da pesquisa, como base de formularmos uma atividade que trouxessem a História da Matemática nos exercícios por nós proposto, mas que nesse trabalho iremos apenas apresentar as análises e discussões da pesquisa. A avaliação é composta por oito perguntas, sendo seis que envolvem situações problemas, sendo elas com enunciados ou não, como temos no caso da questão três que aborda continhas de arme e efetue tendo como exemplo, os próprios valores já abordados nas perguntas com enunciados. Finalizando nossa avaliação diagnóstica ela conta ainda com duas perguntas de caráter pessoal, que ambas refletem às operações de divisão e multiplicação aqui já citadas. Embora que, na avaliação diagnóstica ficou claro que temos um quadro de questões respondidas pelos alunos contendo mais erros que acertos, ainda assim a pesquisa contribuiu bastante para sabermos as dificuldades que em sua maior parte observou-se alguns fatores, que foram os alunos não saber quais operações utilizarem diante os enunciados, ou que em outros momentos da avaliação não saberem como efetuar os processos das operações em destaque. Através da pesquisa temos a perspectiva de contribuir futuramente para estudos científicos relacionado às operações de divisão e multiplicação, que embora tivessem todo apoio de fontes teóricas e de toda a análise de dados, a pesquisa pretende ser uma fonte para uma melhor visão e planejamento e delas vir propor algo diferenciado que tenhamos um melhor proveito no ensino e aprendizagem referente às operações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.