O presente artigo aborda uma pesquisa realizada em uma escola pública localizada na cidade de Sousa-PB. Os resultados da pesquisa são provenientes de respostas coletadas por meio de dois questionários escritos aplicados com docentes de Matemática e discentes de duas turmas de 2º ano, ambos da referida escola. Um dos questionamentos deu-se em torno de como os alunos tiveram contato com o conteúdo de Função exponencial ao cursarem o 1º Ano do Ensino Médio regular na referida escola, levando em consideração o conhecimento construído até o momento sobre o assunto. Ao questionarmos todos os docentes de Matemática da referida instituição de ensino, procuramos saber como os mesmos exploram a contextualização no ensino da Matemática e mais especificamente a Função Exponencial. Este trabalho procura tecer algumas considerações sobre a importância da contextualização no ensino da Matemática e em particular no conteúdo de Função Exponencial de uma forma geral. Envolve discussões a cerca da importância dessa temática em nosso meio, as dificuldades encontradas tanto por professores como por alunos nas abordagens desse conteúdo, chegando a discutir alguns pontos de grande relevância em si tratando a forma como a contextualização pode contribuir no ensino e na aprendizagem de Matemática. Diante dessas discussões, da análise dos questionários e dos dados coletados, obtemos como resultado que os discentes pesquisados, na grande maioria, não compreenderam o que estudaram nas abordagens da Função Exponencial durante o ano letivo anterior. Segundo eles, o assunto foi abordado de forma sucinta e com poucas aplicações para o cotidiano. Já os docentes julgam a falta de tempo e a enorme quantidade de conteúdos que devem abordar durante o ano letivo como o principal motivo em abordar o conteúdo de Função Exponencial desprovidos de conexões com o nosso meio.