Este trabalho visa relatar as atividades de pesquisa de campo e relato de experiência desenvolvidas como estagiário pelo autor, durante o primeiro semestre do ano de 2017, em Educação Infantil realizada no Jardim de Infância Maria Madalena Magacho dos Santos, na municipalidade de Itaperuna, noroeste do estado do Rio de Janeiro. Criada em 1959, como o primeiro espaço especializado em Educação Infantil, a história do Jardim de Infância se confunde com a própria história da Educação Infantil no município, desenvolvendo-se até a presente data como referência na área. Funcionando em período matutino e vespertino, atendendo a 444 crianças, com idades que variam de três a cinco anos e onze meses de idade, a pesquisa de campo neste espaço permite o conhecimento do microcosmo da realidade escolar em Educação Infantil na cidade de Itaperuna. A pedagogia aplicada com sucesso nesta escola é baseada na teoria sócio-interacionista de Lev S. Vygotsky o que norteia toda as práticas educativas da escola. Isso exige da equipe escolar: um esforço conjunto para a produção e desenvolvimento dos trabalhos; um processo de continua aprendizagem por parte da equipe; participação e apoio da comunidade. Essas características refletem os campos desenvolvidos durante o estágio e a profundidade desta experiência. O exercício prático do magistério, de vital importância para formação docente, permite ao estagiário a aproximação de teoria e prática; assim como seu confronto, colocando as construções teóricas frente aos desafios reais do cotidiano. As dificuldades encontradas neste dia a dia de observação e prática docente reafirmam aqui a necessidade urgente da valorização do profissional de Educação Infantil.