CRECHE: CAMINHOS E DESCAMINHOS EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36330 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 3295 "titulo" => "CRECHE: CAMINHOS E DESCAMINHOS EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL" "resumo" => "O debate sobre qualidade em Educação não é novo em nosso país, mas atualmente tem figurado de forma mais destacada em decorrência de mudanças impulsionadas por reformas nos âmbitos político, econômico e educacional. O presente trabalho sintetiza reflexões iniciais de uma pesquisa mais ampla que investiga os entraves para o atingimento da Meta 1 posta pelo atual Plano Nacional de Educação com vigência de uma década (2014-2024). O recorte desta comunicação terá como objetivo compreender como a perspectiva social da qualidade pode se tornar visível no âmbito das creches. Busca-se ainda, contribuir para o debate sobre a concepção de qualidade social da Educação tecendo aproximações da seara em discussão ao campo da creche. Para tanto, o texto segue organizado em três partes; na primeira são apresentados de forma breve a justificativa, os objetivos e referenciais teórico- metodológicos. Em seguida, tem-se uma discussão acerca do conceito de qualidade social da educação. Compreende-se que uma educação de qualidade social é aquela que, tensionando a lógica utilitarista de qualidade que ainda se mantém no meio educacional, se mantém comprometida com a efetivação dos direitos sociais dos educandos. Na terceira parte, são apresentados alguns desafios e possibilidades para a concretização da qualidade social no campo da creche. Considera-se, por fim, ainda haver muitos caminhos a serem trilhados no fortalecimento e consolidação de políticas e práticas educativas que primem pela qualidade social. O dever do Estado e o posicionamento da sociedade e dos profissionais da educação em relação à Educação que desejam são conclamados, a fim de que todos os direitos sociais de nossas crianças sejam efetivados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRECHE, QUALIDADE SOCIAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3295_06082017110503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA ANTUNES SILVA" "autor_nome_curto" => "DILMA ANTUNES" "autor_email" => "dilmasilva7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIFESP/ PUCSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36330 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 3295 "titulo" => "CRECHE: CAMINHOS E DESCAMINHOS EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL" "resumo" => "O debate sobre qualidade em Educação não é novo em nosso país, mas atualmente tem figurado de forma mais destacada em decorrência de mudanças impulsionadas por reformas nos âmbitos político, econômico e educacional. O presente trabalho sintetiza reflexões iniciais de uma pesquisa mais ampla que investiga os entraves para o atingimento da Meta 1 posta pelo atual Plano Nacional de Educação com vigência de uma década (2014-2024). O recorte desta comunicação terá como objetivo compreender como a perspectiva social da qualidade pode se tornar visível no âmbito das creches. Busca-se ainda, contribuir para o debate sobre a concepção de qualidade social da Educação tecendo aproximações da seara em discussão ao campo da creche. Para tanto, o texto segue organizado em três partes; na primeira são apresentados de forma breve a justificativa, os objetivos e referenciais teórico- metodológicos. Em seguida, tem-se uma discussão acerca do conceito de qualidade social da educação. Compreende-se que uma educação de qualidade social é aquela que, tensionando a lógica utilitarista de qualidade que ainda se mantém no meio educacional, se mantém comprometida com a efetivação dos direitos sociais dos educandos. Na terceira parte, são apresentados alguns desafios e possibilidades para a concretização da qualidade social no campo da creche. Considera-se, por fim, ainda haver muitos caminhos a serem trilhados no fortalecimento e consolidação de políticas e práticas educativas que primem pela qualidade social. O dever do Estado e o posicionamento da sociedade e dos profissionais da educação em relação à Educação que desejam são conclamados, a fim de que todos os direitos sociais de nossas crianças sejam efetivados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRECHE, QUALIDADE SOCIAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3295_06082017110503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA ANTUNES SILVA" "autor_nome_curto" => "DILMA ANTUNES" "autor_email" => "dilmasilva7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIFESP/ PUCSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }