O debate sobre qualidade em Educação não é novo em nosso país, mas atualmente tem figurado de forma mais destacada em decorrência de mudanças impulsionadas por reformas nos âmbitos político, econômico e educacional. O presente trabalho sintetiza reflexões iniciais de uma pesquisa mais ampla que investiga os entraves para o atingimento da Meta 1 posta pelo atual Plano Nacional de Educação com vigência de uma década (2014-2024). O recorte desta comunicação terá como objetivo compreender como a perspectiva social da qualidade pode se tornar visível no âmbito das creches. Busca-se ainda, contribuir para o debate sobre a concepção de qualidade social da Educação tecendo aproximações da seara em discussão ao campo da creche. Para tanto, o texto segue organizado em três partes; na primeira são apresentados de forma breve a justificativa, os objetivos e referenciais teórico- metodológicos. Em seguida, tem-se uma discussão acerca do conceito de qualidade social da educação. Compreende-se que uma educação de qualidade social é aquela que, tensionando a lógica utilitarista de qualidade que ainda se mantém no meio educacional, se mantém comprometida com a efetivação dos direitos sociais dos educandos. Na terceira parte, são apresentados alguns desafios e possibilidades para a concretização da qualidade social no campo da creche. Considera-se, por fim, ainda haver muitos caminhos a serem trilhados no fortalecimento e consolidação de políticas e práticas educativas que primem pela qualidade social. O dever do Estado e o posicionamento da sociedade e dos profissionais da educação em relação à Educação que desejam são conclamados, a fim de que todos os direitos sociais de nossas crianças sejam efetivados.