RESUMO: Buscar a compreensão e o porquê do ensino da química para o cotidiano dos alunos é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo de grande importância, pois o tabu que existe sobre a química no ensino é considerado de um nível extremamente elevado. Objetivou-se dinamizar o ensino de química a fim de verificar a facilidade de compreensão dos conteúdos, através de aulas problematizadoras, em parceria com as escolas estaduais das cidades de Solânea e Bananeiras-PB. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Universidade Federal da paraíba Campus III - Bananeiras, com (27) discentes da Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima de Solânea e de Bananeiras com (26) discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, cujo o tema apresentado foi: elaboração de aromatizante utilizando óleos essenciais de capim santo e alecrim. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula prática, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A realização da pré- intervenção e pós intervenção serviu para analisar as dificuldades dos alunos e o desempenho durante a aula realizada fora da sala de aula. Foi possível observar com nitidez o avanço da aprendizagem adquirida, através das notas obtidas pelos estudantes antes e após a intervenção. pode-se afirmar que os momentos pedagógicos é uma didática para ajudar os alunos a se libertarem do abismo do “novo” em sua vida escolar, e que funcionou de maneira positiva a aprendizagem no ensino da química.