Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO ÓLEOS ESSENCIAIS COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA.

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADE PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36731
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 8121
    "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO ÓLEOS ESSENCIAIS COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA."
    "resumo" => "RESUMO: Buscar a compreensão e o porquê do ensino da química para o cotidiano dos alunos é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo de grande importância, pois o tabu que existe sobre a química no ensino é considerado de um nível extremamente elevado. Objetivou-se dinamizar o ensino de química a fim de verificar a facilidade de compreensão dos conteúdos, através de aulas problematizadoras, em parceria com as escolas estaduais das cidades de Solânea e Bananeiras-PB. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Universidade Federal da paraíba Campus III - Bananeiras, com (27) discentes da Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima de Solânea e de Bananeiras com (26) discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, cujo o tema apresentado foi: elaboração de aromatizante utilizando óleos essenciais de capim santo e alecrim. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula prática, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A realização da pré- intervenção e pós intervenção serviu para analisar as dificuldades dos alunos e o desempenho durante a aula realizada fora da sala de aula. Foi possível observar com nitidez o avanço da aprendizagem adquirida, através das notas obtidas pelos estudantes antes e após a intervenção. pode-se afirmar que os momentos pedagógicos é uma didática para ajudar os alunos a se libertarem do abismo do “novo” em sua vida escolar, e que funcionou de maneira positiva a aprendizagem no ensino da química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADE PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8121_16102017160320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA MARINHO LEITE FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA FALCÃO"
    "autor_email" => "valeriafalcao001@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36731
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4030
    "inscrito_id" => 8121
    "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ELABORAÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO ÓLEOS ESSENCIAIS COMO PROPOSTA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA."
    "resumo" => "RESUMO: Buscar a compreensão e o porquê do ensino da química para o cotidiano dos alunos é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo de grande importância, pois o tabu que existe sobre a química no ensino é considerado de um nível extremamente elevado. Objetivou-se dinamizar o ensino de química a fim de verificar a facilidade de compreensão dos conteúdos, através de aulas problematizadoras, em parceria com as escolas estaduais das cidades de Solânea e Bananeiras-PB. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Universidade Federal da paraíba Campus III - Bananeiras, com (27) discentes da Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima de Solânea e de Bananeiras com (26) discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, cujo o tema apresentado foi: elaboração de aromatizante utilizando óleos essenciais de capim santo e alecrim. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula prática, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A realização da pré- intervenção e pós intervenção serviu para analisar as dificuldades dos alunos e o desempenho durante a aula realizada fora da sala de aula. Foi possível observar com nitidez o avanço da aprendizagem adquirida, através das notas obtidas pelos estudantes antes e após a intervenção. pode-se afirmar que os momentos pedagógicos é uma didática para ajudar os alunos a se libertarem do abismo do “novo” em sua vida escolar, e que funcionou de maneira positiva a aprendizagem no ensino da química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATIVIDADE PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8121_16102017160320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA MARINHO LEITE FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA FALCÃO"
    "autor_email" => "valeriafalcao001@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: Buscar a compreensão e o porquê do ensino da química para o cotidiano dos alunos é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo de grande importância, pois o tabu que existe sobre a química no ensino é considerado de um nível extremamente elevado. Objetivou-se dinamizar o ensino de química a fim de verificar a facilidade de compreensão dos conteúdos, através de aulas problematizadoras, em parceria com as escolas estaduais das cidades de Solânea e Bananeiras-PB. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Universidade Federal da paraíba Campus III - Bananeiras, com (27) discentes da Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima de Solânea e de Bananeiras com (26) discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, cujo o tema apresentado foi: elaboração de aromatizante utilizando óleos essenciais de capim santo e alecrim. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula prática, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A realização da pré- intervenção e pós intervenção serviu para analisar as dificuldades dos alunos e o desempenho durante a aula realizada fora da sala de aula. Foi possível observar com nitidez o avanço da aprendizagem adquirida, através das notas obtidas pelos estudantes antes e após a intervenção. pode-se afirmar que os momentos pedagógicos é uma didática para ajudar os alunos a se libertarem do abismo do “novo” em sua vida escolar, e que funcionou de maneira positiva a aprendizagem no ensino da química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.