Esse trabalho trata dos perfis educacionais contemporâneos e os desafios para atuação do assistente social no cotidiano escolar destacando a importância do exercício do profissional no espaço sócio educacional e sua materialização no contexto da política de educação. O objetivo este trabalho foi analisar o trabalho do assistente social nas transformações de ações, com informações sobre serviços e direitos, com medidas socioeducativas e intervenções desenvolvidas em conjunto com as escolas, conselhos tutelares, defensorias públicas, baseados nas leis e no ECA. A pesquisa retrata, a partir de uma análise bibliográfica, como o trabalho do assistente social vem sendo desenvolvido nas instituições escolares, identificando as maiores dificuldades enfrentadas por este profissional, assim como a relevância dele no ambiente escolar. O assistente social interagindo em harmonia no processo de integração nos relacionamentos entre alunos, família, comunidade e escola, preocupando-se com a vivência e contexto sócio histórico sobre a realidade da vida destes indivíduos, contribui para torná-los críticos na sua maneira de pensar e agir, dentro de uma sociedade desigual.