Este trabalho buscou realizar um breve levantamento bibliográfico de produções acadêmicas científicas nas bases de dados do Banco de Teses da Capes, que tratam sobre a educação inclusiva nas aulas de matemática e cujo aporte teórico seja Vygotsky (1896 – 1934). O objetivo foi dialogar com produções acadêmicas científicas recentes sobre o processo de ensino e aprendizagem que envolve alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), discutindo questões da teoria da mediação de Vygotsky pautadas no livro Teorias de Aprendizagem de Marco Antonio Moreira (1999). Após a leitura dos resumos de alguns trabalhos, foram selecionados três cujos sujeitos da pesquisa eram cegos, autistas e surdos, respectivamente. São eles: Conversando sobre razão e proporção: uma interação entre deficientes visuais, videntes e uma ferramenta falante; Intervenções pedagógicas para a inclusão de um aluno autista nas aulas de matemática: um olhar vygotskyano; Os sentidos do zero: as metáforas nas expressões de alunos surdos e professores de matemáticos. Observou-se que as pesquisas se reafirmam na teoria da mediação de Vygotsky, pois mostram que as interações com os colegas fazem com quer esses alunos consigam aprender de uma forma prática e participativa. A escolha da temática se deu pela relevância que a educação inclusiva tem ganhado nas pesquisas nesses últimos anos, onde se destacam as voltadas para a educação matemática, além da possibilidade de contribuir socialmente, pois, acreditamos que uma educação que preze pela igualdade é um direito de todos. É preciso sensibilizar nossos professores para despertar um interesse em conjunto, onde se possa ajudar na preparação desses alunos para o meio social, ajudando-os a se tornarem autônomos.