Ensinar física, na atualidade, constitui-se num grande desafio por conta de uma concentração exagerada de conteúdos, pouco tempo de carga horária para os profissionais trabalharem, falta de estruturas de algumas escolas como laboratórios e materiais para atividades práticas. Esse ensino há muito tempo vem sendo questionado por uma sociedade cada vez mais dinâmica, resultado dos avanços científicos e tecnológicos que facilitam aquisição de conhecimento e informação. A presença das tecnologias nas escolas torna-se cada vez mais indispensável para que o educando interaja com o conhecimento e esteja inserido no contexto atual, porque no seu cotidiano são comuns as tecnologias estarem presentes com, por exemplo, nos supermercados, bancos, farmácias e etc. O avanço da era tecnológica nas duas últimas décadas influenciou diretamente nas mudanças que ocorreram em diversos setores da sociedade, em especial na educação. Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede estadual, que teve como objetivo fazer uma investigação sobre o uso de Screencast e sua respectiva influencia no processo de ensino - aprendizagem na disciplina de Física. Para isso o artigo propõe uma abordagem qualitativa e descritiva acerca da importância do uso do recurso no ambiente escolar. A metodologia consistiu, primeiramente, em um levantamento bibliográfico, na construção do nosso objeto de estudo, uma aplicação de um questionário depois da aula do professor e antes da apresentação da aula em vídeo e logo após a reapresentação do mesmo com o acréscimo da avaliação do recurso utilizado na aula. Podemos afirma que o resultado foi muito satisfatório, pois os estudantes na sua grande maioria expõem que o recurso tanto serve como base para aula quanto como suporte para revisão.