Esse trabalho visa relatar como a leitura e a escrita trabalhada de maneira associada favorece a construção de sentidos, além de condicionar o aluno a adquirir um posicionamento crítico em relação ao que lê e escreve. Para essa análise, observou-se produções textuais que fazem parte do arquivo da oficina de produção textual promovida no cursinho pré-vestibular oferecido pelo projeto PET Conexões de Saberes: acesso e permanência de jovens de origem popular á universidade do qual fomos bolsistas e tivemos como tutora a Profª Dra. SuelídiaCalaça. Em virtude dessa experiência, esse artigo busca mostra a importância de trabalhar a leitura e a escrita como práticas contribuintes para a formação crítica do sujeito. A escolha desse tema partiu justamente da inquietação de entender o porquê dos alunos não escrevem bem. Nosso objetivo geral é investigar a influência da leitura e escrita na produção textual como habilidades sociais de transcrever sentido aos que se lê nas produções textuais de alunos do 3° ano do Ensino Regular e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em nível de ensino médio. Temos como objetivos específicos os seguintes: identificar os problemas mais evidentes na produção textual dos alunos, investigar de que forma a junção da leitura e escrita como práticas sócias podem ser acopladas a de produção textual e analisar de que maneira essa junção pode subsidia a proficiência na produção de sentidos. Nessas aulas foram expostas as diversas manifestações da linguagem como:
Textos narrativos, argumentativos e dissertativos, reportagens, imagens com os temas sobre os quais pediríamos a produção textual, como suporte para uma compreensão de língua multimodal para assim explicarmos a estrutura de vários gêneros textuais. Nossos dados mostram que o trabalho com a leitura e a escrita favorece uma produção textual eficiente.