Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOSÉ LINS DO REGO: UM DIÁLOGO SÓCIO-CULTURAL NA PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA, HISTÓRIA LOCAL, IDENTIDADE, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ensinar história é estabelecer relações interativas que possibilitem ao educando conhecimentos e aprendizagens no campo sociocultural. Nos últimos tempos a interdisciplinaridade vem sendo debatida e aplicada nas escolas com o intuito de desenvolver uma determinada forma de conceber o conhecimento socialmente produzido, como também de se relacionar com ele. Esta interdisciplinaridade no ensino de história está bastante relacionada com a literatura, e é a partir disto que a literatura de José Lins do Rego e sua obra “Usina”, vai possibilitar aos alunos, representações sobre o ensino da história local e sua importância. O regionalismo é a característica forte das obras do autor modernista, que traz consigo influências do grande sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. Em Usina, José Lins do Rego traz a representação do social e econômico das cidades canavieiras a partir do seu cotidiano. O local e o cotidiano dos alunos constituem importantes dimensões do viver. Portanto, a história local aqui abordada fará parte do processo de construção das identidades individuais e coletivas dos alunos do ensino fundamental II, mostrando a importância da mesma não apenas nas séries iniciais do ensino fundamental. Neste sentido surgirá as seguintes indagações: O diálogo da história com a literatura é interessante? Como ajudar a construir a identidade social e cultural do aluno? Como fortalecer a inclusão da história local/regional no currículo da Escola? Para responder estas perguntas, este projeto pretende aplicar na turma de 9º ano da Escola Municipal Salvino, sequências didáticas, leitura do livro Usina, e uma produção textual sobre o assunto que entrará no concurso anual de redação da escola, com o intuito de analisar como os alunos reagem a inclusão da aula de história local/regional, compreender o processo de conhecimento da história do seu lugar e observar através destas representações o fortalecimento de sua identidade, além de verificar com os demais professores de história, suas opiniões acerca do ensino de história local. Esta pesquisa seguirá de forma qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. A sequência didática será ministrada através das aulas de história uma vez por semana durante dois meses e será devidamente registrada no diário de pesquisa do professor-pesquisador. Esta pesquisa pretende discutir o ensino de história local através da literatura regional, suas práticas curriculares, e sua importância na formação da identidade sociocultural do aluno. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Formação de Professores da UEPB, e está em fase inicial, portanto ainda não possuímos resultados.

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