Para o processo de transformação que está acontecendo no ensino, caracterizada por alterações curriculares e metodológicas, a formação do professor surge como um fator importante. Neste contexto, o trabalho apresenta um relato de vários fatos e experiências durante o exercício da profissão docente, colhidos em lugares como a Academia de polícia, em uma universidade privada e em uma escola, todas localizadas na cidade de Lima-Peru. O presente artigo aborda as várias dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das aulas e para lidar com eles, refletindo a importância da necessidade de formar professores que sejam treinados e preparados para enfrentar as adversidades que poderão encontrar e dar uma solução apropriada, o que pode favorecer o processo de aprendizagem e o bom desenvolvimento de seus alunos, gerando bem-estar e alcançando o objetivo de oferecer educação de qualidade. O objetivo deste artigo é refletir sobre o modelo educativo atual e modifica-lo para conseguir a inclusão social dentro da educação fundamental e superior. A inclusão social dentro das salas de aula é muito importante, já que os alunos podem aproveitar as aulas de maneira adequada, contando com metodologias e ferramentas que propiciem o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, muitas vezes, os professores não estão preparados para enfrentar esses problemas que surgem durante a execução das aulas e não conseguem atingir o objetivo proposto, provocando uma situação de inconformidade e frustração tanto para o docente como para o aluno. A inclusão social significa a integração à vida comunitária para todos os membros da sociedade, independentemente da sua origem, da sua atividade, o seu estatuto socioeconômico ou o seu pensamento. Por isso, é relevante que as universidades formem pedagogos que estejam preparados para todos os supostos problemas que se apresentam dia a dia dentro das salas de aula, e todos os alunos sejam incluídos dentro da escola ou universidade.
Palavras-chave: Formação docente. Inclusão social. Experiências.