Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HABILIDADES NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, PSICOPEDAGOGIA Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37113
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 3653
    "titulo" => "HABILIDADES NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente artigo situa-se na área da Alfabetização, pois é um tema recorrente nas discussões acadêmicas, além de uma preocupação permanente para a sociedade contemporânea. Trazendo como tema central as habilidades necessárias à alfabetização dentro da vertente da Psicopedagogia. A leitura e a escrita é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano, sendo assim o estudo analisa aspectos considerados importantes dentro do processo de alfabetização que devem ser trabalhados na educação infantil, séries que antecedem a alfabetização, porém estão sendo excluídos. A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio, a aquisição destas habilidades não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra. O principal objetivo deste estudo é investigar como as habilidades motoras e sensoriais estão sendo trabalhadas no processo de alfabetização. Teve-se como objetivos específicos: Analisar as dificuldades da prática pedagógica para desenvolver as habilidades necessárias e específicas a alfabetização, compreender as dificuldades relacionadas a leitura e escrita, refletir sobre a importância da Psicopedagogia com aprendentes com dificuldades no processo de alfabetização. A pesquisa foi toda de cunho bibliográfico e teve como autores imprescindíveis para este trabalho Le Boulch (1987), Pamplona (2006), Peçanha (2009), dentre outros de igual importância para realização deste estudo. Vale ressaltar que, os educadores em atuação têm conhecimento a respeito das habilidades necessárias ao processo de alfabetização, porém, não aplicam por acreditarem que este paradigma já está ultrapassado e não deve ser usado na primeira etapa da educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID3653_18072017142039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PEREIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VIEIRA"
    "autor_email" => "mariavieiraeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ (CESUT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37113
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 3653
    "titulo" => "HABILIDADES NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente artigo situa-se na área da Alfabetização, pois é um tema recorrente nas discussões acadêmicas, além de uma preocupação permanente para a sociedade contemporânea. Trazendo como tema central as habilidades necessárias à alfabetização dentro da vertente da Psicopedagogia. A leitura e a escrita é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano, sendo assim o estudo analisa aspectos considerados importantes dentro do processo de alfabetização que devem ser trabalhados na educação infantil, séries que antecedem a alfabetização, porém estão sendo excluídos. A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio, a aquisição destas habilidades não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra. O principal objetivo deste estudo é investigar como as habilidades motoras e sensoriais estão sendo trabalhadas no processo de alfabetização. Teve-se como objetivos específicos: Analisar as dificuldades da prática pedagógica para desenvolver as habilidades necessárias e específicas a alfabetização, compreender as dificuldades relacionadas a leitura e escrita, refletir sobre a importância da Psicopedagogia com aprendentes com dificuldades no processo de alfabetização. A pesquisa foi toda de cunho bibliográfico e teve como autores imprescindíveis para este trabalho Le Boulch (1987), Pamplona (2006), Peçanha (2009), dentre outros de igual importância para realização deste estudo. Vale ressaltar que, os educadores em atuação têm conhecimento a respeito das habilidades necessárias ao processo de alfabetização, porém, não aplicam por acreditarem que este paradigma já está ultrapassado e não deve ser usado na primeira etapa da educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID3653_18072017142039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PEREIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VIEIRA"
    "autor_email" => "mariavieiraeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ (CESUT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo situa-se na área da Alfabetização, pois é um tema recorrente nas discussões acadêmicas, além de uma preocupação permanente para a sociedade contemporânea. Trazendo como tema central as habilidades necessárias à alfabetização dentro da vertente da Psicopedagogia. A leitura e a escrita é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano, sendo assim o estudo analisa aspectos considerados importantes dentro do processo de alfabetização que devem ser trabalhados na educação infantil, séries que antecedem a alfabetização, porém estão sendo excluídos. A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio, a aquisição destas habilidades não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra. O principal objetivo deste estudo é investigar como as habilidades motoras e sensoriais estão sendo trabalhadas no processo de alfabetização. Teve-se como objetivos específicos: Analisar as dificuldades da prática pedagógica para desenvolver as habilidades necessárias e específicas a alfabetização, compreender as dificuldades relacionadas a leitura e escrita, refletir sobre a importância da Psicopedagogia com aprendentes com dificuldades no processo de alfabetização. A pesquisa foi toda de cunho bibliográfico e teve como autores imprescindíveis para este trabalho Le Boulch (1987), Pamplona (2006), Peçanha (2009), dentre outros de igual importância para realização deste estudo. Vale ressaltar que, os educadores em atuação têm conhecimento a respeito das habilidades necessárias ao processo de alfabetização, porém, não aplicam por acreditarem que este paradigma já está ultrapassado e não deve ser usado na primeira etapa da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.