Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito das implicações do jogo, de caráter pedagógico, no processo de ensino e aprendizagem no campo dos conceitos matemáticos, com a intenção de despertar o interesse e também de superar dificuldades em Matemática, envolvendo a compreensão, o cálculo e o registro matemático. Ao analisar sobre o valor didático do jogo, compartilhamos da concepção de que se constitui um importante recurso metodológico, reiterando que é possível investigar e diagnosticar as dificuldades dos alunos, bem como, atenuar as mesmas. Informamos que ele foi resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de ensino do campo aditivo, numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, vivenciamos jogos que envolveram as operações de adição e subtração, explorando a resolução de situações-problema do campo aditivo, envolvendo procedimentos de cálculo. Como metodologia, a pesquisa de campo foi elaborada tomando como base a realização de jogos matemáticos e vivências pedagógicas com o objetivo de investigar as dificuldades apresentadas no campo aditivo, tendo em vista, desenvolver experiências que facilitassem a compreensão dos significados e procedimentos de cálculos. Diante dos resultados obtidos, sugere-se que ao incluir os jogos matemáticos no ensino sobre o campo aditivo, temos a possibilidade de ensinarmos através dos jogos, conceitos e procedimentos envolvendo a resolução de problemas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e os algoritmos de uma forma prazerosa e gratificante. Acreditamos que o aprendizado é um processo lento e contínuo e sua evolução depende também da continuidade dos ensinamentos para que haja uma aprendizagem efetiva. Para proporcionarmos aos alunos aprendizado de forma prazerosa, é necessário conhecer as habilidades e as dificuldades de cada um, escolher o material didático mais adequado ao conteúdo que será ministrado, questionar os alunos sobre os assuntos que estão sendo ministrados, levando-os a construir seu próprio conhecimento e despertar no aluno o interesse pela disciplina.