Este trabalho foi realizado por estudantes do Curso de Licenciatura em Química, os mesmos são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e trabalham com a atividades de experimentação nas aulas de química. A experimentação, sobretudo quando realizada com materiais simples (baixo custo) que o aluno tem condições de manipular e controlar, facilita o aprendizado dos conceitos, desperta o interesse e suscita uma atitude indagadora por parte do estudante. Visando que a experimentação é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitem a contextualização e o estímulo de questionamento para uma melhor compreensão e aprendizagem. As aulas expositivas podem ser uma grande estratégia para o professor realizar uma aula mais participativa e a experimentação para demonstrar os conteúdos que eram trabalhados apenas na teoria. O uso da experimentação possibilita ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a organização de dados, bem como a reflexão. Com isso, o presente artigo tem como objetivo evidenciar acerca da importância das aulas práticas como instrumento facilitador da aprendizagem aliando a teoria. Para a obtenção dos dados que compuseram este trabalho, foi desenvolvido uma atividade experimental com estudantes da primeira série do Ensino Médio juntamente com a aplicação de dois questionários, um prévio e outro pós experimento/explicação, com o intuito de perceber o que eles assimilaram dos conceitos abordados na prática Experimental. A pesquisa evidência que somente aulas teóricas não emergem compreensão suficiente do conteúdo ministrado, e que as atividades experimentais incentivam os alunos a refletir e argumentar, por isso, através das intervenções feitas observaram que o uso da Experimentação baseiase como uma forma didática, na qual, fornece mais elementos, argumentos, fatos, que, em conjunto com outros conhecimentos, podem ajudar na compreensão e construção de um conceito científico.