O avanço tecnológico e o uso excessivo dos recursos naturais têm sido tema recorrente em discussões em congressos e encontros acadêmicos, sobretudo após desastres ocorridos que sugerem aumento dos padrões globais de temperatura e perda da cobertura vegetal. Trabalhos científicos voltados à temática expõem ideias de atividade que conscientize o público que está em processo de formação, seja no ensino básico ou no ensino superior. Os recursos naturais são limitados e devem ser usados de forma sustentável, sem comprometer o equilíbrio necessário à sua manutenção. Considerando a importância do contexto educacional como mola propulsora para a formação de indivíduos conscientes de seu papel na formação de uma sociedade sustentável, este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento do perfil do estudante da educação básica do distrito de Lages dos Negros, município de Campo Formoso, Bahia, usando como comparativo a formação dos docentes daquela localidade, inferindo que a realidade daqueles indivíduos segue um padrão regional e, certamente, nacional. Para tanto, foi aplicado questionário estruturado para estudantes e professores para, com os resultados obtidos, inferir que a formação do docente interfere na criticidade e consciência ambiental do aluno.